Arquidiocese celebrará Santa Missa e fará procissão luminosa em homenagem às vítimas das chuvas em PE

A Arquidiocese de Olinda e Recife celebra às 19h deste sábado (4), véspera de Pentecostes, Missa em memória dos 128 falecidos e mais de 9.000 desabrigados em consequência das fortes chuvas que atingem Pernambuco. A liturgia, seguida de uma procissão luminosa, será presidida pelo arcebispo, dom Fernando Saburido, em Jardim Monte Verde, bairro entre a capital e Jaboatão dos Guararapes, onde mais de 20 pessoas morreram soterradas.

A Eucaristia será concelebrada pelo bispo auxiliar e presidente da Comissão Regional Pastoral para a Ação Sociotransformadora da CNBB NE2, dom Limacêdo Antonio da Silva, e transmitida ao vivo para todo o Brasil pelas TVs Evangelizar, Rede Vida e Pai Eterno. Também haverá transmissão simultânea em mais de 100 emissoras de rádios católicas do país.

Os fiéis que quiserem participar da Missa são convidados a um gesto concreto, doando colchões, alimentos não perecíveis e itens de higiene pessoal. Quem está fora da Região Metropolitana do Recife e quer ajudar pode contribuir com doações financeiras:

– Chave PIX 29420681000129 (CNPJ)

– Depósito na Conta: Banco do Brasil – Agência: 5740-1 – Conta Corrente: 60.691-0, em favor da Cáritas Arquidiocesana de Olinda e Recife.

Deslizamentos causados pela chuva na Região Metropolitana do Recife | Foto: Sumaia Villela/Agência Brasil

Balanço

Até esta sexta-feira (3), a “SOS Recife e Região Metropolitana – Solidariedade que transforma” já havia contabilizado mais de 500 cestas básicas e 50 packs de água mineral entregues e R$125 mil arrecadados. Além de dezenas de colchões e centenas de peças de roupas em seis dias de mobilização.

A iniciativa, que tem o apoio da Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2, gerou uma corrente do bem que ultrapassou os limites de Pernambuco e ganhou a adesão da Igreja em outros estados. A Arquidiocese de Natal (RN), por exemplo, está recolhendo donativos que serão enviados às famílias atingidas. A Arquidiocese de Brasília, unida à CNBB e à Cáritas Nacional, enviou ajuda financeira de R$ 20 mil para a arquidiocese pernambucana.

Tragédia histórica

Já são dez dias de chuvas intensas na Região Metropolitana do Recife e na Zona da Mata. A tragédia, segunda maior da história de Pernambuco, deixou 128 mortos, 9.302 desabrigados e, até o momento, 31 cidades em situação de emergência.

Foto de capa : Alexandre Aroeira | Folha de Pernambuco

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo