A Diocese de Campina Grande (PB) inaugurou, na última sexta-feira (25), o novo prédio do Seminário Propedêutico São José. Na missa, que marcou a entrega do centro de formação, foram apresentados e acolhidos os dez jovens que vão residir no local e iniciar a caminhada até o sacerdócio.
O edifício conta com dois pisos. No térreo, ficam a capela, cozinha, despensa, o refeitório e dois banheiros sociais. No andar superior, está a sala de convivência e há 13 quartos, incluindo um de hóspedes. Na parte externa do seminário, estão sendo construídas uma cisterna e a lavanderia.
O novo Seminário Propedêutico São José foi erguido, em dez meses, com o apoio da Conferência Episcopal Italiana (CEI) e com recursos adquiridos por meio da Obra das Vocações Sacerdotais (OVS). A realização das obras faz parte das iniciativas alusivas ao jubileu de 75 anos da diocese.
“Há quatro anos estávamos a esperar por este dia. Deus ouviu as nossas orações. Tudo se deve, evidentemente, à providência divina, que escolheu a hora e o modo de dar a resposta às preces e anseios, não só do bispo, mas dos formadores e dos próprios seminaristas”, afirmou o bispo diocesano, dom Dulcênio Fonte de Matos.
Após a missa concelebrada por dom Genival Saraiva, bispo emérito da Diocese de Palmares (PE), dom Dulcênio abençoou os espaços do propedêutico e descerrou a placa. As cerimônias foram acompanhadas por padres, diáconos, religiosos e autoridades civis de Campina Grande.
“Se cada ordenação sacerdotal é como o natal de um novo Cristo, cada seminário que se inaugura é uma nova anunciação, pois nele estarão, em gestação e virão à luz, ‘outros Cristos’”, declarou dom Dulcênio.
Com informações e fotos da Pascom Campina Grande