João Pessoa é destaque do turismo religioso na CNBB Nordeste 2

O território do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2) abriga vários dos mais procurados destinos para quem busca renovar as energias e a fé no período de férias.

A assessoria de imprensa da instituição, em parceria com a Arquidiocese da Paraíba, apresenta dicas de locais para uma viagem inesquecível. Arruma as malas e vem com a gente.

Patrimônio Cultural

Além de ter um dos litorais mais bonitos do Brasil, João Pessoa guarda alguns dos mais valiosos tesouros sacros da região. Pelo menos seis construções formam o complexo do sítio histórico da capital paraibana, que remontam à história da formação do país e convidam o visitante a um encontro com Deus.

Sob a proteção de Nossa Senhora das Neves, destaca-se a catedral basílica dedicada à padroeira. Vizinhos ao templo estão o Conjunto Barroco Franciscano da Paraíba, o Complexo Carmelita, o Mosteiro Beneditino e a Igreja da Misericórdia.

  • A Igreja de Nossa Senhora das Neves fica localizada na Praça Dom Ulrico e foi construída em 1586 pelos primeiros colonizadores da Paraíba como forma de homenagear a santa. A catedral fica aberta para visitação de segunda a sexta, das 9h às 14h, com missas ao meio-dia. Aos sábados, ocorre missa às 18h e, aos domingos, às 6h, 9h, e 18h.

 

  • O Centro Cultural São Francisco (CCSF) é o mais importante conjunto de arte barroca da Paraíba, que começou a ser erguido em 1589 e incluí Igreja e Convento de Santo Antônio, a Capela da Ordem Terceira de São Francisco, a Capela de São Benedito, a Capela Dourada e o Claustro. A visita é acompanhada por um guia que fala os idiomas português e inglês. Nas terças e sextas, das 10h as 12h, o CCSF promove concertos de música clássica para os visitantes.

  • O Mosteiro de São Bento (foto) é um conjunto em estilo barroco, construído pelos monges beneditinos no século 17, formado pelo mosteiro e pela igreja de Nossa Senhora do Monte Serrat. O mosteiro é aberto para visitação das 6h às 14h, de segunda a sexta. Durante a semana ocorrem missas às 7h30.

 

  • A Igreja de Nossa Senhora do Carmo (foto), localizada na Praça Dom Adauto, compreende um conjunto arquitetônico construído pelos carmelitas, composto também pelo Palácio Episcopal (antigo Convento Carmelitano e atual sede da Arquidiocese da Paraíba), ambos construídos no século 16, e pela Igreja de Santa Teresa de Jesus da Ordem Terceira do Carmo, datada do século 18. A Igreja do Carmo fica aberta à visitação de segunda a sábado das 14h às 17h30.

  • A Igreja da Misericórdia fica localizada na avenida Duque de Caxias e é uma das mais antigas da cidade de João Pessoa, sendo a única que possui sua fachada original, bem como boa parte do seu interior. A fachada mostra os traços maneiristas, sem os adornos e ostentações do barroco. A Igreja fica aberta para visitação de segunda a sexta, das 8h às 17h.

 

  • A Igreja de São Frei Pedro Gonçalves foi erguida em 1843 com influência eclética. A edificação é parte integrante do conjunto arquitetônico disposto no largo homônimo. O prédio passou por uma restauração em 2000. O diferencial está na sua localização, próxima ao Rio Sanhauá, e nas ruínas soterradas embaixo da igreja. É aberta para visitação de segunda a sábado, das 9h às 12h, e fica localizada ao lado da Praça Antenor Navarro.
Fotos: Reprodução da internet

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo