SÉRIE “FRATERNIDADE EM AÇÃO” APRESENTA PROJETO DE APOIO A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA DESENVOLVIDO NO RN

Conheça mais um vídeo da série “Fraternidade em Ação” sobre a experiência realizada em João Câmara (RN),  regional Nordeste 2, o projeto “Educação Alimentar e Nutricional para os Acolhidos da Associação Camarense de Apoio a Pessoas com Deficiência”. A série “Fraternidade em Ação” é desenvolvida pela Pascom Brasil em parceria com o Setor de Campanhas da CNBB.

Segundo a presidente da Associação (Acapord), Eunice Maria Xavier Estevão, o projeto permitiu melhorar as vida das pessoas com deficiência. “O projeto trouxe melhora para os atendidos e também para suas famílias. Conseguimos distribuir mais de 200 cestas básicas in natura”, disse.

Ela reforça que a doação para a Coleta Nacional da Solidariedade e os recursos do Fundo Nacional da Solidariedade fazem a diferença na vida das instituições. “A doação de vocês fazem a diferença na vida de cada pessoa que está sendo atendida por nós”, destacou Eunice.

Veja, abaixo, o vídeo:

Conheça o Fundo Nacional da Solidariedade

Os recursos destinados a projetos sociais em todo o Brasil são oriundos da Coleta Nacional de Solidariedade, realizada anualmente no Domingo de Ramos, em todas as comunidades católicas do país. Este é o gesto concreto da Campanha da Fraternidade e forma dois fundos caritativos: o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) e o Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS), os quais têm por objetivo promover a sustentação da ação social da Igreja Católica do Brasil.

Dos valores arrecadados na Coleta Nacional de Solidariedade, 60% do total forma o FDS, em cada diocese. Os outros 40% são enviados para a CNBB, formando o FNS, gerido por um conselho gestor. Compõem este conselho o secretário-geral da CNBB, o presidente e o assessor da Comissão para a Ação Sociotransformadora, o ecônomo, o subsecretário adjunto geral, profissionais do Departamento Social, o secretário de Campanhas e um representante dos secretários executivos dos Regionais da CNBB.

Em 2023, a Campanha da Fraternidade 2023 foi refletida e vivenciada sob o tema “Fraternidade e fome”, diante da situação de retorno do país ao Mapa da Fome. Com três reuniões realizadas durante o ano, o Conselho Gestor do FNS aprovou 240 projetos, distribuindo R$ 6.577.799,88.

Conheça os projetos apoiados pelo FNS no link (aqui)

Coleta Nacional da Solidariedade

No domingo, 24 de março, a Igreja celebra a Solenidade de Ramos, o portal para a entrada da Semana Santa. É nas celebrações deste fim de semana que acontece, nas comunidades eclesiais, missionárias e católicas do Brasil, a Coleta Nacional da Solidariedade. O gesto concreto de oferta da Campanha da Fraternidade passa a compor os fundos diocesanos e nacional da Solidariedade e fortalece o braço da ação social e caritativa das Igrejas particulares do Brasil e da CNBB.

Fonte: CNBB

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo