Secretários executivos dos 18 regionais da CNBB reúnem-se em Brasília para encontro anual

Os articuladores da ação evangelizadora da Igreja no Brasil estão reunidos na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (DF). Secretários executivos dos 18 regionais e assessores das Comissões Episcopais Pastorais da entidade participam da reunião anual, que acontece desde a manhã de terça-feira, 7, até quinta, 9. Na pauta, o trabalho de evangelização desenvolvido pelos dois grupos, a motivação para organização de informações relacionadas às ações sociais e uma formação sobre o Ano Nacional do Laicato.

“Nossa proposta é estudar nosso trabalho de evangelização a serviço dos regionais, das dioceses, da igreja no Brasil. Por isso, nós queremos discutir a nossa ação, ver os meios para que possamos realizar um trabalho em conjunto, uma pastoral orgânica a serviço. Estar sempre a serviço da Igreja é importante e para isso estamos reunidos para juntos encontrar meios para melhor servir à Igreja no Brasil”, explicou o subsecretário adjunto de Pastoral da CNBB, padre Deusmar Jesus da Silva, sobre a proposta do encontro.

A comunhão entre assessores e secretários executivos dos regionais também deve ser fortalecida nestes dias de trabalho, uma vez que os assessores das Comissões têm a missão de levar às bases – o âmbito local da ação evangelizadora – as informações e formações daquilo que é oferecido pelos bispos em âmbito nacional. De acordo com padre Deusmar, os secretários podem facilitar este trabalho apresentando a realidade da região para os que vão prestar alguma assessoria.

Secretário executivo do regional Nordeste 2 da CNBB, padre Agenor Guedes Filho (foto à esquerda) ressalta o motivo do encontro entre seus pares, que têm, além desse momento, as Assembleias Gerais como ocasião de estarem juntos. “Aqui nós paramos realmente para pensar, refletir, partilhar nossas experiências, as nossas dúvidas e sugestões de trabalho para o ano seguinte. Então, é nesse encontro que nós colocamos uma pauta, que pedimos sugestões durante todo o período do ano e vamos discutindo e partilhando”, conta.

Padre Agenor ressalta o encontro como oportunidade para o fortalecimento do trabalho dos secretários executivos na evangelização da Igreja no Brasil. Ele ainda aponta a pluralidade de estruturas e culturas que continuem “esse sal que vai dar o sabor diante de toda essa gama de variedade de serviços que nós temos no Brasil inteiro”.

Sobre as trocas de experiências que ajudam no trabalho de evangelização, o padre revela entusiasmado: “São experiências enriquecedoras que cada um traz, mostrando na sua realidade e que na maioria das vezes nós aproveitamos dessas experiências para levar para os nossos regionais”.

CNBB Social
Outro assunto na pauta da reunião diz respeito ao trabalho social desenvolvido pela CNBB como entidade filantrópica certificada. O Departamento Social da conferência apresentou na tarde desta terça-feira aos secretários executivos a estrutura disponível para gestão de projetos sociais e do Fundo Nacional de Solidariedade (constituído dos recursos arrecadados na Campanha da Fraternidade).

Toda a gestão desses projetos é realizada pela equipe de colaboradores do Departamento, que juntos exercem a função de receber, montar, pré-avaliar e, por último, os encaminhar para a avaliação final do Conselho Gestor, presidido pelo secretário-geral da CNBB. O Departamento também administra projetos sociais executados na sede, como é o caso do “Correndo Atrás de um Sonho”.

De acordo com a assessora da Pastoral da Criança, Aldisa Soares da Silva, que está colaborando no levantamento dessas ações no âmbito dos regionais, a proposta é animar as filiais da CNBB na organização e disponibilização das informações das ações sociais, no registro nos Conselhos de Assistência Social local e na inscrição nos Conselhos de Políticas Públicas.

Ano Nacional do Laicato
Nesta quarta-feira, a pauta da manhã diz respeito ao Ano Nacional do Laicato. O assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB, Laudelino Augusto dos Santos Azevedo, conduz uma partilha sobre as iniciativas que já estão acontecendo nos regionais em vista do ano dedicado aos leigos e leigas, que tem início no próximo dia 26 de novembro, com o tema “Cristãos leigos e leigas sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino”. O assessor apresenta a programação preparada e coloca a Comissão à disposição para fazer acontecer o Ano do Laicato em todo o Brasil. Confira os materiais preparados.

Fotos: Luiz Lopes Jr.
Com informações do site da CNBB

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo