A 56ª Assembleia Pastoral Regional da CNBB NE2 retomou a programação, nesta quarta-feira (29), com a celebração da Santa Missa, no Convento Santo Antônio, Ipuarana, em Lagoa Seca (PB). A Solenidade dos Santos Arcanjos – Miguel, Rafael e Gabriel – foi presidida pelo bispo da Diocese de Palmares (PE), dom Fernando Barbosa.
A liturgia foi concelebrada pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, referencial para a Comissão Regional Pastoral para a Ação Sociotransformadora e aniversariante do dia, dom Limacêdo Antonio da Silva. Também concelebrou o bispo emérito da Diocese de Petrolina (PE), dom Manoel Reis.
A assistência ao altar ficou por conta dos diáconos Jaime Bomfim e Thomas Eric.
Dom Fernando, que pela primeira vez participa da Assembleia da CNBB NE2, falou durante a homilia da alegria em presidir a missa, em especial, num encontro dedicado à sinodalidade.
“Venho da experiência de ter participado do Sínodo para a Amazônia e me recordo no primeiro dia que o Santo Padre nos disse que aquele era um espaço de escuta, de deixar o Espírito Santo falar, que nesta Assembleia a CNBB NE2 também tenha essa atitude de ouvir o que Jesus vem nos dizer”, afirmou.
Inspirado na liturgia do dia, dom Fernando lembrou aos participantes da Assembleia que, assim como fez com Natanael, Jesus veio revelar ao mundo o amor do Pai. “É Ele quem nos chama para viver o Reino dos Céus aqui, e assim como ele revelou coisas a Natanael coisas da sua vida Ele também faz conosco, pois conhece tudo e nada passa despercebido”, declarou.