Projeto apoiado pelo FNS na Diocese de Caicó propõe valorização da vida contra crescimento do suicídio na região

Entre as  238 iniciativas aprovadas em 2024 pelo Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) com recursos da Coleta Nacional de Solidariedade (FNS) está o projeto nº 159/2024 – “Amizade Social e Valorização da Vida: Espiritualidade e promoção humana na prevenção ao suicídio”, cujo período de execução foi de 9 a 15 de setembro de 2024.

O projeto foi desenvolvido pela paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio no município de São Fernando (RN), na Diocese de Caicó, no Regional Nordeste 2 (Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas). As iniciativas mobilizaram 550 pessoas, entre homens, mulheres, crianças, adolescentes e jovens  diretamente e indiretamente um total de 1.500.

Fraternidade na prevenção do suicídio

O padre Isaías Galvão de Araújo (na foto ao lado), responsável pela paróquia e  pelo projeto, viu no tema da amizade social, amparado numa espiritualidade e promoção humana saudáveis, um remédio da fraternidade na prevenção ao suicídio. “Tema tão pertinentes e ainda mais urgente em nossa comunidade eclesial e social porque os dados demonstram que os índices de suicídio aqui são bem mais altos”, disse.

O pároco reforça ainda que a microrregião do Seridó, onde a sua diocese está localizada, apresenta índices muito elevados de suicídio, razão que o levou a apresentar o projeto ao FNS.

A Diocese de Caicó, preocupada com a questão do suicídio, disponibilizou um espaço para funcionar o Centro de Valorização da Vida (CVV), que ajuda pessoas com pensamentos suicidas através do número 188, ou atendimentos por e-mail.

Ação mais estruturada com o apoio do FNS

O apoio do FNS permitiu que a paróquia realizasse a “Semana de Valorização da Vida” em São Fernando, abordando o tema da promoção da vida humana e prevenção ao suicídio por especialistas.

Neste sentido, foi realizado uma fase inicial de planejamento com reuniões, mobilização e sensibilização da população em locais de trabalho e escolas estaduais e municipais, terminando com um ciclo de 4 palestras dentro da Semana de “Valorização da Vida”, com especialistas de diferentes áreas do conhecimento.

O ciclo de palestras aprofundou os temas: “Enquanto há vida há esperança”, “Amizade social e Valorização da vida: os caminhos da Fraternidade”, “A vida vale à pena ser vivida”, “Psicologia e Espiritualidade: Um caminho de valorização da vida”.

Ao término da “Semana de valorização da Vida”, a paróquia promoveu um curso de formação para os leigos das bases teológicas da dignidade da vida humana, a partir da Revelação e da Doutrina Social da Igreja com ênfase no magistério do Papa Francisco. Também foram realizadas oficinas nas escolas estaduais e municipais voltadas para adolescentes e jovens.

O padre padre Isaías disse que a apoio do FNS permitiu a paróquia realizar a “Semana de Valorização da Vida” de forma mais estruturada, mobilizando mais pessoas, contando com a colaboração de profissionais da área da saúde, educação e esporte. “Conseguimos atingir todas as escolas do município com oficinas pedagógicas focadas na prevenção ao suicídio”, disse.

238 projetos apoiados em 2024 no país

Fruto da Coleta Nacional da Solidariedade, realizada no Domingo de Ramos, o Fundo Nacional de Solidariedade apoia, a cada ano, centenas de projetos de transformação comunitária e social relacionados ao tema da Campanha daquele período. As instituições cadastram seus projetos enviando a documentação exigida por meio de edital, com uma carta assinada pelo bispo local.

O Conselho Gestor do Fundo define três eixos para a distribuição dos recursos e realiza diversas reuniões para definir os projetos selecionados. Em suas três reuniões realizadas ao longo de 2024, o conselho analisou 324 projetos, aprovando 238 iniciativas para receber os recursos da Coleta Nacional da Solidariedade, no valor total de R$ 6.551.121,54.

Este ano, a Coleta Nacional de Solidariedade se realiza no próximo fim de semana, dias 12 e 13 de abril, em todas as comunidades do Brasil nas celebrações do sábado e do Domingo de Ramos.

Fonte: CNBB

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo