Presidência lamenta morte de dom Aldo Di Cillo Pagotto, arcebispo emérito da PB

Foi com grande pesar que a presidência da CNBB Nordeste 2 recebeu a notícia do falecimento do arcebispo emérito da Arquidiocese da Paraíba, dom Aldo Di Cillo Pagotto, 70 anos.

Dom Aldo faleceu, na tarde desta terça (14), depois de uma longa batalha contra o câncer que atualmente acometia seu fígado e seus pulmões. Ele estava internado na UTI de um hospital privado após apresentar um quadro de insuficiência respiratória.

Mesmo afetado pela doença doou seus últimos anos ao serviço do ministério sacerdotal no Santuário de Adoração Perpétua da Paróquia São Benedito, em Fortaleza.

Neste clima pascal, a presidência em nome dos bispos da CNBB NE2 reafirma a confiança na misericórdia de Deus e no poder da ressurreição, e se une em oração aos familiares, amigos, fiéis e irmãos do Santíssimo Sacramento, congregação da qual dom Aldo fazia parte.

Biografia

Dom Aldo Di Cillo Pagotto era paulista da cidade de Santa Bárbara do Oeste, nascido no dia 16 de setembro de 1949. Cursou filosofia e teologia no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, em Caratinga e no Seminário São Pio X, ambos em Minas Gerais, com Padres Sacramentinos.

Foi ordenado padre no dia 7 de dezembro de 1977 e sagrado bispo no dia 31 de outubro de 1997, por dom Cláudio Hummes, então arcebispo de Fortaleza. Governou a Diocese Sobral (CE) como coadjutor entre 1997 e 1998, depois assumindo como bispo titular, onde ficou até 2004. Foi arcebispo da Paraíba de 2004 a 2016.

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo