Peregrinação arquidiocesana a Aparecida fortalece laços marianos

O frio do interior paulistano serviu para aquecer a fé nos corações dos fiéis de Pernambuco que participaram da peregrinação arquidiocesana ao Santuário Nacional de Aparecida. Foram dois dias de intensa programação devocional, em 10 e 11 de junho. Sob a orientação espiritual do arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido e do bispo auxiliar, dom Antônio Tourinho Neto, o grupo formado por mais de quinhentos peregrinos de diversas paróquias de Recife e Olinda percorreu roteiros que fortalecem a espiritualidade católica: a casa onde nasceu Frei Galvão (Guaratinguetá), visita à Comunidade Canção Nova (Cachoeira Paulista) e Santa Missa no Santuário Nacional de Aparecida, dentre outros.

 

A alegria do encontro foi a marca da peregrinação. Na manhã do sábado, 10/06, os peregrinos se encontraram no Santuário Pai das Misericórdias, para participar da celebração da Santa Missa, transmitida ao vivo pela TV Canção Nova, sendo presidida por dom Fernando Saburido e concelebrada por dom Antônio Tourinho, por padre Bruno Lira, vigário paroquial da paróquia Nossa Senhora de Fátima, de Boa Viagem, pelo padre Laércio, pároco da paróquia Nossa Senhora de Fátima, de San Martin, e pelo padre Márcio Prado, da Canção Nova. O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, destacou que estava muito satisfeito, pois era a primeira vez que celebrava a Missa naquele santuário, e particularmente feliz, por comemorar entre conterrâneos os seus setenta anos de vida: “Neste ano nacional Mariano, nos consola ver o carinho do povo de Deus por Nossa Senhora”, declarou o arcebispo metropolitano.

Dom Antônio Tourinho foi convidado a proferir a homilia e lembrou que Deus não abandona aquele a quem n’Ele confiar. Segundo o bispo auxiliar, quem é agradecido a Deus vai evangelizar e anunciar a boa nova aos irmãos: “É este tipo de Igreja que o papa Francisco quer, uma Igreja que aproxima as pessoas”, afirmou. Fazendo uma síntese dos últimos acontecimentos que enchem de contentamento a Arquidiocese de Olinda e Recife (AOR), dom Tourinho evidenciou que o momento é de render graças pelo início da construção da Fazenda da Esperança em Jaboatão, pela escolha da CNBB para a AOR sediar o Congresso Eucarístico Nacional de 2020 e em setembro próximo, sediar o Congresso Missionário Nacional (Comina 2017).
Ao término da Missa, caravanas das paróquias de São Francisco de Assis, Rio Doce, Olinda (padre Givanildo Lima), de Nossa Senhora de Fátima, San Martin (padre Laércio Lima), de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Madalena (padre Tiago Melo) e de diversas paróquias arquidiocesanas saudaram festivamente o arcebispo e o bispo auxiliar. Os paroquianos posaram para fotos junto dos bispos, com a bandeira de Pernambuco.

 

Em seguida, a caravana de peregrinos rumou para a cidade de Guaratinguetá, para visitar os locais onde Frei Galvão viveu, inclusive a casa-museu onde o primeiro santo brasileiro nasceu. Sempre que os peregrinos encontravam dom Fernando, cantavam “Parabéns pra você”. Conhecendo pela primeira vez Aparecida, o casal da Pastoral Familiar arquidiocesana e da paróquia Nossa Senhora de Lourdes, Cavaleiro, senhor Vando e esposa Socorro, veio agradecer à Nossa Senhora por graças alcançadas.

À tarde, o grupo conheceu a serra paulistana, visitando mirantes e a cidade de Campos de Jordão. Em Campos de Jordão, dom Fernando e dom Antônio Tourinho visitaram o mosteiro São João, onde 23 monjas beneditinas vivem. No local, cercado de bosques e bastante visitado pelo público para orações, as alegres monjas receberam a visita da comitiva arquidiocesana e saudaram o arcebispo sua data natalícia. A prioresa do mosteiro, irmã Maria Paula, descreveu um pouco da história da congregação. À noite, os peregrinos encontraram-se na Ermida da Mãe Rainha, na Comunidade Canção Nova, para rezar o Terço Mariano. Dom Fernando Saburido e dom Antônio Tourinho juntaram-se ao grupo e meditaram os mistérios do terço, em clima de grande comoção pela Santa Mãe de Deus. A romaria ao maior santuário canônico mariano do mundo é uma iniciativa inédita da Arquidiocese, em parceria com a Obra de Maria Peregrinações, por ocasião do Ano Jubilar, quando se comemora o tricentenário do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida nas águas do Rio Paraíba do Sul.

O ápice da peregrinação arquidiocesana aconteceu na manhã do domingo, 11/06, com a celebração da santa missa no altar central da basílica do Santuário de Aparecida. Dom Fernando Saburido presidiu a celebração eucarística, concelebrada pelo arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes e por dom Antônio Tourinho Neto. Representando também a Arquidiocese de Olinda e Recife, auxiliaram na Missa os diáconos permanentes Mivacyr Meira Lima e Antônio Sebastião. Vale salientar que a Missa foi transmitida ao vivo para todo o Brasil, pela TV Aparecida.  Em sua homilia, dom Fernando Saburido explicou que quando a peregrinação arquidiocesana a Aparecida foi planejada para celebrar o Ano Mariano, não se imaginava que Pernambuco estaria enfrentando uma situação tão difícil, hoje, causada pelas enchentes dos últimos dias. Dom Fernando comentou: “Não podemos dizer que estamos em comunhão com o Pai e o Filho e o Espírito Santo se não traduzimos na solidariedade a nossa comunhão com os irmãos e irmãs”.

No altar central, os arcebispos e o clero concelebrante voltaram-se para a imagem da Mãe Aparecida, rezando juntos a Consagração do Ano Jubilar, numa bonita reverência. Pouco antes de a missa ser encerrada, dom Orlando Brandes, partilhou de sua felicidade pela Arquidiocese de Olinda e Recife sediar o Congresso Eucarístico Nacional em 2020. O santuário nacional é o maior santuário canônico mariano do mundo e no interior da basílica, o altar central possui capacidade para 30 mil fiéis. Durante a Missa, milhares de romeiros vindos de todo o país passam abaixo do nicho principal, onde encontra-se exposta a imagem original de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, fazendo preces e agradecendo. Na área externa da basílica, visitantes levam grandes velas para acender na sala de velas, pagando promessas e alguns fiéis rezam tocando a porta santa da basílica.

 

Na tarde do domingo, atendendo a uma sugestão do bispo auxiliar, dom Antônio Tourinho, o arcebispo visitou a Fazenda da Esperança de Pedrinhas, em Guaratinguetá, a casa-mãe, a primeira no Brasil. Na ocasião, os recuperandos e familiares estavam reunidos no encontro mensal, quando partilham testemunhos de vida e avaliam a caminhada do tratamento de um ano. Foi um momento de grande emoção para todos, pela demonstração de força da evangelização. A comitiva arquidiocesana foi acolhida pelo padre Luiz, presidente da Fazenda da Esperança no Brasil, e pelo padre Cristian, diretor espiritual da unidade Guaratinguetá. Dom Fernando e dom Tourinho cumprimentaram os recuperandos e o bispo auxiliar proferiu palavras de incentivos aos jovens: “Ao atravessarem aquele portal, não significa que é o fim. É o começo de uma nova vida. Sejam obedientes”.

Na Fazenda de Guaratinguetá, encontram-se auxiliando os serviços, três freiras da Ordem das Irmãs Franciscanas de Siessen (Alemanha). O tratamento dos internos na Fazenda da Esperança geralmente tem a duração de um ano, sendo baseado no tripé convivência, espiritualidade e trabalho, sem a intervenção de medicamentos, com a adesão espontânea do recuperando.

 

 


 

 

 

 

Clique aqui  e leia a  homilia de dom Fernando Saburido em 11/06.

(Pascom Arquidiocese de Olinda e Recife)

 

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo