Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem acolhe visita pastoral arquidiocesana

Neste final de semana, nos dias 13 e 14/10, a paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem (Pracinha), zona sul do Recife, recebeu a visita pastoral arquidiocesana. O arcebispo do Olinda e Recife, dom Fernando Saburido e o bispo auxiliar da arquidiocese, dom Antônio Tourinho Neto foram acolhidos pelo pároco monsenhor Edvaldo Bezerra da Silva e pelo vigário paroquial padre Fábio Farias Leite e paroquianos. O objetivo das visitas é aproximar o pastor de seu rebanho, animando a atividade pastoral nas paróquias por meio do conhecimento das dificuldades e sugestão de soluções. A visita pastoral está em consonância com a exortação do Papa Francisco de promover uma igreja “em saída”. A cada visita pastoral, o arcebispo se depara com uma realidade singular. A paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, por exemplo, possui características urbanas, pois se encontra inserida em uma região densamente ocupada por edifícios, o que impulsiona a chamada “evangelização vertical”, uma vez que no território paroquial existe apenas a igreja matriz, não há capelas e as oito comunidades estão organizadas em condomínios de edifícios residenciais.

Na sexta-feira, 13/10, o arcebispo iniciou a visita pastoral sendo recebido na igreja matriz, localizada na pracinha de Boa Viagem. Em seguida, dom Antônio Tourinho juntou-se ao grupo e conduziu a imagem de Nossa Senhora Aparecida ao pátio da feirinha de Boa Viagem, onde turistas e comerciantes foram surpreendidos pela comitiva arquidiocesana. Alguns dos turistas e comerciantes ficaram bastante emocionados com a visita da padroeira do Brasil. Mostrando que está em sintonia com a igreja em saída, o grupo prosseguiu em caminhada pela avendida Boa Viagem, com a imagem da Mãe Aparecida, entoando cânticos, em direção ao condomínio Transatlântico, onde está instalada a comunidade Nossa Senhora da Graça. No local, cerca de 200 moradores do condomínio aguardavam para participar da celebração da missa, que foi presidida por dom Antônio Tourinho Neto e concelebrada pelo pároco monsenhor Edvaldo Bezerra, pelo padre Fábio Leite, pelo padre Josenildo Tavares e com a assistência do diácono transitório Charles, dentre outros.

O segundo dia da visita pastoral foi um momento de congregação. Na matriz paroquial, as atividades iniciaram com o arcebispo metropolitano rezando as orações das Laudes, e depois aconteceu a reunião do Conselho Paroquial de Pastoral, para que as pastorais e grupos exponham à comitiva arquidiocesana os principais desafios e realizações ao longo da jornada pastoral na paróquia. Um dos diferenciais da paróquia é o acolhimento aos turistas que afluem à igreja da Pracinha, visto que a região de Boa Viagem é um local que possui inúmeros hotéis e tem vocação turística. Na paróquia, é o grupo da Renovação Carismática que realiza o acolhimento aos turistas.  Os grupos reuniram-se também com os presidentes das comissões arquidiocesanas de pastoral. No final da manhã, dom Fernando, acompanhado do padre Fábio Leite, realizou a visita aos enfermos da paróquia, conhecendo as realidades de alguns condomínios da comunidade. À tarde, dom Antônio Tourinho participou do encontro com os casais da paróquia e dom Fernando conheceu o grupo de jovens da paróquia, o grupo Ágape, que existe há 19 anos e conta com aproximadamente 100 participantes.

A visita pastoral foi encerrada com a celebração da santa missa, presidida por dom Fernando e concelebrada por dom Antônio Tourinho, por monsenhor Edvaldo Bezerra e padre Fábio Leite, contando com a participação de centenas de paroquianos. Em sua homilia, dom Fernando destacou que cada fiel tem um papel  no corpo místico da igreja e que cada pessoa deve procurar cumprir o seu papel. Nos agradecimentos finais pela visita pastoral, o arcebispo revelou que ficou encantado com a experiência das comunidades formadas em edifícios.

(Pascom Arquidiocese)

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo