Na noite da última quarta-feira, 23 de maio, o Recife ganhou mais um cidadão: o padre Rinaldo Pereira dos Santos, moderador da Cúria, diretor do Museu de Arte Sacra de Pernambuco, presidente da Comissão de Cultura e da Comissão de Intervenção das Irmandades. O padre Rinaldo recebeu o título de cidadão recifense por iniciativa do vereador católico Aerto Luna e a solenidade aconteceu na Câmara dos Vereadores do Recife, no bairro da Boa Vista, região central da capital.
Natural de Caruaru, agreste de Pernambuco, o homenageado foi recebido na porta da Câmara de Vereadores ao som do Maracatu Nação Porto Rico, do Pina. O coração do padre Rinaldo, defensor das expressões culturais, bateu mais forte. Compareceram à solenidade familiares, paroquianos, amigos, artistas, jornalistas e membros do clero e da congregação Capuchinha.
No interior do plenário da Câmara de Vereadores do Recife, a homenagem ficou ainda acolhedora ao som do sanfoneiro Dudu do Acordeom e do violinista professor José Carlos, do instituto Dom da Paz. A solenidade foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Eduardo Marques e a mesa de autoridades
foi formada pelo homenageado, pelo vereador propositor, pelo morador da comunidade do Pilar, senhor Aluísio Alves do Santos, Teresinha Nunes, Teresa Duere, conselheira do Tribunal de Contas do Estado, monsenhor Luciano Brito, vigário geral da Arquidiocese de Olinda e Recife e pelo frei Tiago Santos, representante da província Capuchinha do Nordeste.
O autor da proposta, vereador Aerto Luna, disse que o título representa o reconhecimento pelo amor dedicado pelo padre Rinaldo ao povo da cidade. “Suas ações de amor e fé têm ensinado muito a todos nós”, declarou o verador. Aerto Luna fez um retrospecto da trajetória do frei Rinaldo, relembrando que ele formou-se em Odontologia em 1994 e for ordenado frade capuchinho em 2002 e passou a trabalhar na Ordem. Montou um consultório na sacristia da paróquia do Pina e atendia moradores carentes. Em 2011 iniciou sua experiência pastoral na Arquidiocese de Olinda e Recife como administrador da paróquia São Paulo Apóstolo, em Jardim São Paulo. Em 2016, o padre Rinaldo foi nomeado pároco da igreja Madre Deus e partir dali, desenvolveu um trabalho na comunidade do Pilar, proporcionando serviços sociais de saúde, educação e lazer para mais de duzentas famílias.
O padre Rinaldo recebeu das mãos do vereador Aerto Luna o título e a comenda de cidadão pernambucano e a sua mãe, Risonete, presente à homenagem, recebeu da senhora Maria Gorette Luna, esposa do vereador, um ramalhete de flores. O padre Rinaldo declarou que recebia a homenagem com humildade, pois segundo ele, todos os religiosos devem se gloriar na Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo.

A esposa do vereador Aerton, sra. Maria Goetti entregou um ramalhete de flores à mãe do padre Rinaldo, sra. Risonete.
Logo depois dos agradecimentos, o padre Rinaldo iniciou o discurso, afirmando que era de Caruaru, a Princesa do Agreste, a capital do forró, onde tem a maior feira ao ar livre do mundo, maior centro de Artes Figurativas da América latina, o maior São João do Mundo. Com bom humor, afirmou que nasceu nesta humilde cidade do interior em que tudo é o maior do mundo. “Além da beleza desta cidade, conheci também o abismo que divide pobres e ricos, mais ricos e miseráveis. Temos buscado construir pontes para dar mais dignidade aos mais necessitados”, declarou o homenageado, que convidou os vereadores a fazerem uma visita à comunidade do Pilar, no Recife Antigo”.
(Pascom Arquidiocese/ Fotos: Câmara dos Veradores de Recife)