Organismos e Pastorais Sociais vinculados à CNBB se encontram com a Comissão Sociotransformadora

O cuidado com os que estão sem moradia e sem dignidade no trabalho, bem como com os imigrantes, menores, idosos, povo de rua, nômades, surdos, enfermos, trabalhadores, encarceradas, indígenas e negros, reuniu hoje, dia 19, em Brasília–DF, representantes das pastorais sociais e organismos vinculados à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para um momento de escuta sobre o momento eclesial vivido a favor de um trabalho integrado pela valorização da vida humana.

Ao acolher os participantes na Casa Dom Luciano Mendes de Almeida e motivar as lideranças pastorais a estarem ‘acordadas’ para fazer a vontade de Deus, dom José Valdeci Santos Mendes, bispo diocesano de Brejo–MA e presidente da Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora da CNBB, retomou o exemplo de São José, esposo de Maria e padroeiro da Igreja, como modelo do cuidado com os mais necessitados.

“A vida de São José nos ensina que não podemos deixar de lado os que sofrem!”, disse dom Valdeci, como é conhecido, e desejou: “que seja para nós um encontro de partilhas, avaliação e encaminhamentos; de comprometimento com o Evangelho de Deus e com a proposta de uma sociedade mais justa”.

Corresponsabilidade batismal

Mesmo em meio às dificuldades de atuação das pastorais sociais em todo o país, elencadas durante o encontro, a corresponsabilidade batismal foi destacada pela representante da Pastoral da Criança de Curitiba (PR), Maria das Graças Silva Gervasio. “Milhares de pessoas em nossas comunidades fazem a Igreja em saída acontecer por meio da disponibilidade pastoral”, ressaltou.

Os benefícios e os esforços da Campanha da Fraternidade (CF), modo brasileiro de viver a espiritualidade quaresmal com testemunho profético na vida eclesial e social de modo geral, também foram apontados durante a reunião. “A Campanha da Fraternidade é a maior expressão da união pastoral do nosso país!”, disse Daniel Seidel, secretário-executivo da Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP), ao considerar os ataques que, anualmente, a CNBB e a CF recebem, e ao propor uma ação articulada para o fortalecimento desta ação da Igreja no Brasil de comunhão, conversão e partilha.

Fonte: CNBB

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo