Oito paróquias dedicadas a Nossa Senhora da Conceição estão em festa na Arquidiocese

A devoção a Nossa Senhora da Conceição é bastante difundida na Arquidiocese de Olinda e Recife. Apesar de a santa, com esse título (Conceição), não ser a padroeira do Recife, esta é a maior festa devocional da capital pernambucana, reunindo fiéis no Santuário do morro, no bairro de Casa Amarela, durante todo o novenário. No dia 8 de dezembro, há missas a cada hora, sempre cheias de devotos, pagadores de promessas e até turistas.

Mas não é só no morro da Conceição, em Casa Amarela, que há festa. Na Arquidiocese, mais sete paróquias são dedicadas a Nossa senhora da Conceição – e todas elas fazem novenas e missas festivas. Em Recife, além da Paróquia do Morro, há festas nas paróquias de Nossa Senhora da Conceição nos bairros de Beberibe, Barro, Mangueira e Iputinga. Em Olinda, no bairro de Tabajara. Em Jaboatão, na UR5 Ibura, e em Moreno, na matriz do centro da cidade.

Duas capelas da Conceição na mesma paróquia

Dezenas de capelas também são dedicadas a Nossa Senhora da Conceição. Comunidades, grupos, pastorais e movimentos promovem e participam ativamente da festa, com novenas e missas. Ainda que a paróquia não tenha o nome da santa, as capelas mostram que a devoção a ela é muito presente. Exemplo disso é a Paróquia de São Lourenço Mártir, no município de São Lourenço, que tem duas capelas dedicadas à santa. A mais velha, construída há mais de 50 anos, fica no bairro de Várzea Fria. A mais nova, no bairro do Nincho, também conhecido como Pixete.

O agente da Pastoral de Comunicação da paróquia de São Lourenço Mártir, George Messias, explica que os nomes repetidos dessas duas capelas estão ligados à grande quantidade de pessoas na região que fazem parte da Legião de Maria. “São muitos os legionários em nossa paróquia e a devoção à Imaculada está presente em toda parte”, comentou George. “A fé do povo na Virgem da Conceição se enxerga com os olhos e com o coração”, completou.

Seguem abaixo as programações das missas e festas em algumas paróquias e capelas de Nossa Senhora da Conceição que fazem parte da Arquidiocese de Olinda e Recife. As programações são incluídas em nosso site à medida que forem sendo divulgadas.

CLIQUE NA IMAGEM PARA AUMENTAR O TAMANHO DO CARTAZ.

Pascom AOR

Paróquia/Santuário Morro da Conceição – Casa Amarela/Recife
Segue programação:


 

Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Beberibe/Recife
Segue programação:

Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Iputinga/Recife
Segue programação:

Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Barro/Recife
Segue programação:

Paróquia Nossa Senhora da Conceição – UR5 – Ibura/Recife
Segue programação:

Paróquia de São Lourenço Mártir
Capela Nossa Senhora da Conceição – Várzea Fria/São Lourenço da Mata
Novena às 19h e missa em seguida.

Paróquia de São Lourenço Mártir
Capela Nossa Senhora da Conceição – Nincho/São Lourenço da Mata
Novena às 19h e missa em seguida.

 

Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Mangueira/Recife
Segue programação:

Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Moreno-PE
Segue programação:

Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto – Campo Grande/Recife
Capela Imaculada Conceição – Vila da Prata
Segue programação:

Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Tejipió
Capela Nossa Senhora da Conceição – Curado I
Segue programação:

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo