Novo coordenador regional da Pastoral da Saúde toma posse com a missão de fortalecer o serviço no NE2

A Pastoral da Saúde do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2) tem novo coordenador. Trata-se do padre Gilberto Luna de Moura, integrante do clero da Diocese de Palmares (PE). O sacerdote chega com a missão de articular a pastoral que foi fortemente impactada pela pandemia de Covid-19, ao mesmo tempo, em que crescia a demanda por assistência aos enfermos.

Padre Gilberto foi empossado, no último sábado (4), durante o Encontro de Formação Motivacional e Articulação de Coordenadores Arquidiocesanos e Diocesanos da Pastoral da Saúde, em Palmares, mata sul de Pernambuco. O evento, que aconteceu de 3 a 5 de março, reuniu 31 representantes da diocese anfitriã e das arquidioceses de Olinda e Recife (PE) e Maceió (AL).

De acordo com o novo coordenador, em praticamente todo o Regional existe algum trabalho sendo realizado pela Pastoral da Saúde. Inicialmente, a prioridade é mapear essas ações como, por exemplo, os acompanhamentos nos hospitais e as visitas domiciliares realizadas pelos agentes.

“Já comecei ligando para alguns coordenadores diocesanos para saber o que existe. Depois é estar a disposição para ouvir os agentes”, afirmou padre Gilberto.

Encontro da Pastoral da Saúde, em Palmares (PE) | Foto: Divulgação

Sobre os desafios, o novo coordenador citou a inexistência, até mesmo em nível nacional, de uma relação atualizada dos agentes da Pastoral da Saúde que estão em atividade. Padre Gilberto pretende iniciar o cadastramento dos voluntários que atuam nas províncias de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Outro problema urgente a ser tratado, segundo o coordenador regional, é a falta de incentivo para a formação constante dos agentes da Pastoral da Saúde.

“A pandemia enfraqueceu essa missão, agora estamos no recomeço de tudo. É uma pastoral necessária e urgente, mas falta alguns incentivos
nas comunidades paroquiais e nas dioceses para formar bem os agentes. Essa formação que houve no final de semana foi a prova, muitas pessoas não participaram por falta de condições financeiras”, disse padre Gilberto.

Currículo

Padre Gilberto Luna de Moura | Foto: Pascom Palmares (PE)

Padre Gilberto Luna de Moura tem 57 anos e é bacharel em Sagrada Teologia pela Pontifícia Universidade Urbaniana, em Roma, e possui licenciatura em Filosofia pela Fundação Educacional de Brusque (SC). O sacerdote também é psicólogo formado pela Faculdade de Ciências Humanas (Esuda), do Recife, desde 2015.

Ele já atuou como missionário na Costa do Marfim e como vigário e administrador paroquial no Amapá e em igrejas da Diocese de Palmares. Também já foi juiz e perito do Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese de Olinda e Recife (PE), juiz auditor na Câmara Processual de instrução de Palmares. Além de coordenador diocesano da Pastoral do Dízimo também de Palmares.

Atualmente, padre Gilberto é Conselheiro Espiritual das Equipes de Nossa Senhora Casais e Jovens, e coordena a Pastoral da Saúde na Diocese de Palmares.

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo