Nota sobre a reunião do Secretariado de Pastoral do Regional NE-2 da CNBB – 15/05/2018

Na última terça-feira, dia 15 de maio, na sede do Regional NE 2 da CNBB, aconteceu a primeira reunião ordinária conjunta do Conselho Episcopal de Pastoral (CEP) e dos Coordenadores Diocesanos de Pastoral (CDP) deste ano de 2018. Em um clima de bastante comunhão eclesial, os membros do secretariado discutiram uma extensa pauta de avaliação e prospectivas.

Entre os assuntos houve a partilha dos resultados da 56ª Assembleia Geral da CNBB e o parecer de nossos bispos sobre o novo documento que viabiliza a Formação Presbiteral numa época de crise pastoral e de urgência missionária. Nesta perspectiva, discutimos sobre as iniciativas de acolher os migrantes da Venezuela no Regional a partir da Pastoral dos Migrantes ou de outras ações com o mesmo fim. A Assembleia de Pastoral do Regional, que ocorrerá entre os dias 16 e 19 de outubro já se encontra em organização, bem como o Mutirão de Comunicação que acontecerá em Caruaru entre os dias 19 e 21 de outubro.

O presidente do Regional e Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, apresentou alguns caminhos de preparação para o Congresso Eucarístico Nacional que acontecerá em Recife no ano de 2022 e como a Arquidiocese, junto ao Regional, está se mobilizando. Também foi avaliada de forma extremamente positiva a confecção dos livros da Campanha da Fraternidade e as Novenas de Natal através de equipes deste mesmo Regional. Os bispos motivam para que haja, em todo o Regional, uma plena adesão a este material que tem nosso rosto e nossa linguagem. As entradas financeiras que provêm da venda destes materiais, entre outras boas ações, estão possibilitando a total restauração do Auditório do próprio Regional, o que será bastante oportuno para a vida formativa de nossas Pastorais e Igrejas Particulares.

Que o Bom Deus continue derramando bênçãos sobre todos nós, de modo especial, sobre as Dioceses de Garanhuns, Nazaré e Pesqueira que celebram seu centenário em Agosto próximo!

 

Pe. Pedro Igor Leite

Coord. Diocesano de Pastoral – Garanhuns-PE

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo