“Muito feliz por poder construir o Reino de Deus com vocês”, diz dom José Vicente, novo bispo de Salgueiro (PE)

A Diocese de Salgueiro (PE) – a mais jovem entre as 21 igrejas particulares do Regional Nordeste 2 da CNBB – deu início a um novo capítulo da sua história. Dom José Vicente Pinto de Andrade da Silva tomou posse, no sábado (1º), inaugurando o segundo bispado sob o lema episcopal “Em virtude da Tua Graça”.

A data solene foi acompanhada pela maioria do episcopado da CNBB Nordeste 2, incluindo o bispo de Cajazeiras (PB) e presidente do Regional, dom Francisco de Sales; o bispo de Pesqueira (PE) e secretário da entidade, dom José Luiz Ferreira Salles; o arcebispo eleito de Olinda e Recife (PE) e segundo vice-presidente nacional da CNBB, dom Paulo Jackson; e o administrador apostólico da arquidiocese pernambucana, dom Fernando Saburido.

Vacante desde fevereiro do ano passado, a Diocese de Salgueiro preparou uma programação intensa para acolher o novo pastor. Desfile em carro aberto, coletiva de imprensa, liturgia de posse canônica e celebração campal da Santa Missa mostraram ao novo pastor um rebanho alegre na esperança.

“Eu quero ser um bom pastor, o restante vem em consequência disso. Nós vamos ter um tempo bom, por isso o mote principal será sempre aquele da escuta. Como pastor a gente tem que escutar porque somos enviados para servir, e quem sabe das necessidades não é o pastor é a ovelha”, afirmou dom José Vicente, em entrevista à imprensa local.

Posse Canônica

Na Catedral de Santo Antônio, dom José Vicente assumiu oficialmente o governo da Diocese de Salgueiro. Criada em 2010, a Igreja é formada por 25 paróquias e uma área pastoral distribuídas por 17 municípios do sertão de Pernambuco. O presbitério é constituído por pouco mais de 30 sacerdotes e há sete padres religiosos e 18 religiosas. A diocese conta ainda com o Seminário São João XXIII, quatro comunidades de vida e a Casa de Acolhimento para dependentes químicos São Francisco de Assis.

Na CNBB Nordeste 2, dom José Vicente assume a presidência da Comissão Regional para a Vida e a Família, integrando, portanto, o Conselho Episcopal de Pastoral (CEP) da entidade.

“Dom José Vicente, o senhor não imagina a alegria não somente dos seus diocesanos, mas de todos nós que fazemos parte desta província eclesiástica e do Regional Nordeste 2 em estarmos vivendo este momento. Seja um pastor conforme o coração do Bom Pastor. Um pastor, como lembra o Papa Francisco: ‘com cheiro das ovelhas’. Disso não tenho dúvidas que o senhor será”, disse dom Fernando Saburido.

Em um gesto de comunhão, o metropolita convidou o antecessor de dom José Vicente e bispo da Diocese de Crato (CE), dom Magnus Henrique Lopes, e dom Paulo Jackson para juntos entregarem o báculo ao novo pastor.

Missa Solene

Empossado como bispo, dom José Vicente percorreu as principais vias de Salgueiro em carro aberto, sendo acompanhado por uma multidão até o terreno onde deverá ser erguida a nova catedral diocesana. No local, o bispo presidiu a primeira Celebração Eucarística como pastor na diocese. A cerimônia foi campal e transmitida pelos meios de comunicação da Igreja.

“Sinto-me muito feliz por poder construir o Reino de Deus com vocês. Uma missão toda especial e particular para dividir a minha alegria com dom Magnus Henrique Lopes, primeiro bispo desta diocese. Dom Magnus meus cumprimentos, minha gratidão e meu respeito”, declarou dom José Vicente.

Presidindo a liturgia da véspera da Solenidade de São Pedro e São Paulo, dom José Vicente destacou que a data era “muito oportuna para lançar as primeiras sementes do nosso trabalho apostólico nesta Diocese de Salgueiro”.

“O testemunho do martírio de Pedro e Paulo é fundamento para nossa fé. Em Pedro, a pedagogia do Reino de Deus quer justamente mostrarmos que daqueles que menos esperamos, os pequeninos, surgem demonstrações concretas de amor a Deus”, sublinhou.

Refletindo sobre a vida de São Paulo, dom José Vicente, pontuou o exemplo do apóstolo no compromisso de anunciar Jesus Cristo, sobretudo, nos dias atuais. “Especialmente numa sociedade cada vez mais secularizada, indiferente aos valores essenciais à pessoa humana e distante de uma espiritualidade que verdadeiramente conduza a Deus”, disse o bispo.

Fotos: Habemus Foto

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo