Missas de 7º dia em memória de dom Aldo Pagotto são realizadas na Paraíba e no Ceará

Acompanhado por centenas de fiéis via rádio e redes sociais, o arcebispo da Paraíba, dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, presidiu a Missa de Sétimo Dia do arcebispo emérito, dom Aldo Di Cillo Pagotto. A celebração foi realizada na capela do Seminário Arquidiocesano, na tarde de segunda (20).

“Dom Aldo exerceu o ministério sacerdotal e episcopal, doando-se como havia prometido à Igreja e consumiu sua vida na evangelização dos seus filhos espirituais”, afirmou dom Delson, relembrando o zelo do seu antecessor pela Igreja. O arcebispo também destacou a personalidade forte de dom Aldo “que provocou discordâncias e gerou adversário na ânsia de ser fiel à verdade, no entanto, foi coerente até o fim”.

Sacerdote da Congregação dos Sacramentinos, dom Aldo tinha uma devoção especial por Nossa Senhora das Neves, padroeira da Arquidiocese da Paraíba. “Que ele contemple no céu o brilho terno e amoroso do sorriso da Mãe de Jesus e nossa Mãe. Pedimos: Dai, Senhor, a dom Aldo o repouso dos eleitos, o descanso eterno, na vossa presença de luz e de paz. Que ele descanse em paz”, declarou dom Delson.

No início da noite, foi a vez dos padres sacramentinos participarem da Celebração Eucarística em memória de dom Aldo. O rito ocorreu no Santuário e Paróquia de São Benedito, no local está o mausoléu onde guarda os restos mortais do arcebispo. A transmissão foi realizada pelo canal Vocação Sacramentina no Youtube.

Covid-19

Dom Aldo faleceu aos 70 anos, na tarde do último dia 14, depois de uma longa batalha contra o câncer que atualmente acometia seu fígado e seus pulmões. Ele estava internado na UTI de um hospital privado, na capital cearense, após apresentar um quadro de insuficiência respiratória.

O religioso testou positivo para Covid-19, segundo laudo médico divulgado menos de 24 horas após sua morte e confirmado pela Congregação dos Padres Sacramentinos e pelas arquidioceses da Paraíba e de Fortaleza.

Biografia

Dom Aldo Di Cillo Pagotto era paulista da cidade de Santa Bárbara do Oeste, nascido no dia 16 de setembro de 1949. Cursou filosofia e teologia no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, em Caratinga e no Seminário São Pio X, ambos em Minas Gerais, com Padres Sacramentinos.

Foi ordenado padre no dia 7 de dezembro de 1977 e sagrado bispo no dia 31 de outubro de 1997, por dom Cláudio Hummes, então arcebispo de Fortaleza. Governou a Diocese Sobral (CE) como coadjutor entre 1997 e 1998, depois assumindo como bispo titular, onde ficou até 2004. Foi arcebispo da Paraíba de 2004 a 2016.

Com informações das arquidioceses de Fortaleza e da Paraíba
Foto: Pascom Paraíba

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo