Itapissuma promove 157ª festa de São Gonçalo do Amarante no Litoral Norte

Com o mês de janeiro, têm início os preparativos para a festa de São Gonçalo do Amarante, padroeiro do município de Itapissuma, Litoral Norte do Estado. O padre Ivan Maciel e fiéis da paróquia de São Gonçalo do Amarante, em Itapissuma, convidam para a 157ª festa do padroeiro. A dia de São Gonçalo é comemorado em 10/01. A programação terá início dia 07/01, domingo, com a missa celebrada na matriz paroquial de Itapissuma, às 7h, depois, às 9h, acontecerá a levada, com a procissão terrestre (carreata), partindo da matriz, em direção à capela de São Paulo Apóstolo, no interior do Forte Orange, em Itamaracá. No dia 14/01, domingo, a partir das 15h, na capela São Paulo, no Forte Orange, tem início a concentração para a buscada fluvial, que atravessará o canal de Santa Cruz em direção à paróquia de São Gonçalo, em Itapissuma. O cortejo marítimo seguirá para a matriz paroquial de São Gonçalo do Amarante, em Itapissuma, onde o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, presidirá a missa campal às 18h, seguida por show do padre João Carlos. O novenário acontecerá de 12 a 21/01. Vale destacar que, apesar de não ser  oficialmente canonizado pela Igreja Católica, São Gonçalo é tido como santo pelo povo e venerado como tal. Em Pernambuco, a devoção a São Gonçalo foi herança da colonização portuguesa.

A paróquia de São Gonçalo do Amarante de Itapissuma foi criada em 1984, sendo  a única no território da Arquidiocese dedicada ao santo protetor dos ossos e conhecido como casamenteiro. O padre Ivan Maciel atua como pároco de Itapissuma há quatro anos e verifica que o afluxo de devotos e de embarcações para acompanhar os festejos vem crescendo ao longo dos anos. “Observamos a participação de embarcações de todos os portes e de vários estados e regiões vizinhas, como Rio Grande do Norte e Paraíba. São barcos pesqueiros, catamarãs, jet-skys. Vêm turistas, visitantes e fiéis de várias partes do país. Esta é a 4ª maior procissão fluvial do país. A festa é muito boa para os moradores do município, pois também movimenta a economia local,“ conclui com entusiasmo o padre Ivan.

Biografia de São Gonçalo de Amarante – Esta é uma data religiosa comemorada principalmente pelos católicos, em homenagem à figura do santo protetor dos ossos e padroeiro das pessoas que buscam por um bom casamento: São Gonçalo de Amarante.

São Gonçalo tem uma grande fama de santo casamenteiro porque, de acordo com a tradição portuguesa, a mulher que tocar no túmulo de São Gonçalo do Amarante – que está enterrado em Portugal – terá um casamento garantido e feliz. Gonçalo de Amarante nasceu no fim do século XII em Tagilde, na freguesia de São Salvador, no distrito de Braga, em Portugal. Sob a orientação do Arcebispo de Braga, Gonçalo se dedicou ao estudo da teologia e ao sacerdócio. Depois de formado, passou 14 anos viajando pela Terra Santa, no Oriente Médio, e depois voltou para Portugal, onde se retirou como eremita na região de Amarante.

São Gonçalo morreu em 10 de janeiro de 1259 (ano incerto) na sua singela cabana de orações. O santo foi sepultado neste mesmo local, onde se construiu um grande mosteiro em homenagem à sua alma.

A igreja matriz de São Gonçalo do Amarante localiza-se na rua Manoel Lourenço, 188, Centro, Itapissuma-PE. Informações: 3548-1211 ou [email protected]

(Pascom Arquidiocese/Fotos: Alfeu Tavares – Folha de Pernambuco)

 

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo