A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está com inscrições abertas para as dioceses e prelazias que desejam ser beneficiadas pelo projeto “Comunhão e Partilha” em 2025. O programa, que desde 2012 é um marco na colaboração entre as Igrejas do Brasil, visa apoiar a formação de seminaristas e o desenvolvimento contínuo do clero, especialmente nas dioceses com menor capacidade financeira.
Inscrições para 2025
Para o ano de 2025, as dioceses e prelazias interessadas em participar devem se inscrever até o dia 31 de janeiro de 2025, exclusivamente por meio do formulário online disponível neste link. É importante que todos os campos do formulário sejam preenchidos corretamente, e os documentos solicitados sejam enviados para o e-mail [email protected]. O cadastro realizado em 2024 não será válido para o ano de 2025, portanto, a nova inscrição é imprescindível.
Critérios para participação
Para ser contemplada pelo projeto, a diocese ou prelazia deve atender aos seguintes critérios:
- Renda ordinária mensal de até R$ 40.000,00.
- Caso a diocese ou prelazia não se enquadre nos critérios financeiros e ainda necessite do apoio, poderá fazer uma solicitação formal por e-mail, que será avaliada pela comissão do projeto.
Valor e repartição dos benefícios
No ano de 2024, o projeto beneficiou 42 dioceses/prelazias com um apoio financeiro total de R$ 474.597,00 mensais para 319 seminaristas. Para 2025, os valores e critérios de distribuição dos recursos serão ajustados, com a manutenção do repasse mensal por seminarista, de acordo com a nova divisão das dioceses em grupos A, B e C.
“A Comissão Especial para a Comunhão e Partilha reforça para as dioceses que se enquadram e necessitam do apoio do projeto façam sua inscrição até o dia 31 de janeiro e ao mesmo tempo agradece a todas as Igrejas Particulares do Brasil pelo gesto de partilha realizado a cada mês, que representa não apenas um apoio financeiro, mas uma expressão de solidariedade e comunhão entre as Igrejas do Brasil. Ao renovar o convite, a CNBB também solicita orações constantes pelas vocações, para que mais seminaristas e clérigos possam ser formados e preparados para servir à Igreja e ao povo de Deus”.
O Projeto “Comunhão e Partilha”
Aprovado na 50ª Assembleia Geral da CNBB, o projeto surgiu como uma resposta concreta à celebração dos 50 anos do Concílio Vaticano II, sendo desde então reconhecido como uma importante expressão de colegialidade entre os bispos do Brasil. Com uma contribuição mensal de 1,5% das receitas ordinárias das circunscrições eclesiásticas, o programa oferece apoio significativo à formação de seminaristas em diversas etapas e também à formação permanente do clero diocesano, especialmente nas dioceses com dificuldades financeiras.
Fonte: CNBB