10 perguntas e 10 respostas

0

10 perguntas e 10 respostas

Questões para melhor entendimento deste importante momento vivido pela Arquidiocese da Paraíba

 

1) A Arquidiocese da Paraíba está vacante. O que isso significa?

Quando um Bispo ou Arcebispo morre, ou renuncia ao cargo, a Diocese ou Arquidiocese fica vacante, em estado de vacância, ou seja, sem um titular a sua frente até que seja empossado um novo Bispo ou Arcebispo. No caso da Arquidiocese da Paraíba, ela está vacante desde o dia 6 de julho de 2016, quando o Papa Francisco aceitou o pedido de renúncia por questões de saúde de Dom Aldo di Cillo Pagotto.

 

2) A Arquidiocese da Paraíba está sendo comandada pelo Administrador Apostólico Dom Genival Saraiva de França. O que significa Administrador Apostólico?

Quando uma Diocese ou Arquidiocese fica vacante, ela precisa ser administrada por alguém até que o Papa faça a nomeação de um novo titular. Quando o próprio clero local escolhe o administrador, ele é chamado de Administrador Diocesano. Mas, há casos, principalmente em se tratando de Arquidiocese, que quem escolhe o Administrador é o próprio Papa. Nesse caso, ele é chamado de Administrador Apostólico. Foi o que aconteceu com Dom Genival.

 

3) Dom Genival poderia ser o novo Arcebispo da Paraíba?

Não. O motivo é simples. Dom Genival já é Bispo Emérito, ou seja, Bispo aposentado, por causa da idade (mais de 75 anos). Ele não pode mais, de acordo com as leis da Igreja Católica, ser o titular de uma Diocese ou Arquidiocese. Mas isso não impede de, diante de uma necessidade ou convite, ele ser chamado para, durante um determinado período, ser o administrador de uma Diocese ou Arquidiocese.

 

4) O que vai fazer Dom Genival após a posse de Dom Delson?

Deixando muitas saudades em todos os que fazem a Arquidiocese da Paraíba, Dom Genival vai morar na Arquidiocese de Maceió (AL), onde vai ficar à disposição do Arcebispo para colaborar com a igreja local.

 

5) Dom Delson já pode ser chamado de Arcebispo da Paraíba?

Não. No dia 8 de março de 2017 o Papa Francisco nomeou Dom Delson como Arcebispo da Paraíba. Desde então, ele passou a ser chamado de Arcebispo nomeado ou Arcebispo eleito da Paraíba. Ele só pode ser chamado de Arcebispo da Paraíba após a posse na manhã do dia 20 de maio. Observação: antes da nomeação, Dom Delson era Bispo de Campina Grande. Com a nomeação, ele deixou de ser Bispo de Campina Grande, mas continuou à frente da Diocese como Bispo Administrador. Após a posse em João Pessoa, o Clero de Campina Grande vai se reunir para escolher um Administrador Diocesano, que vai ficar à frente da Diocese até que o Papa Francisco escolha um novo titular.

 

6) Por que a posse é na Catedral?

            As leis da Igreja indicam que o Bispo ou Arcebispo deva tomar posse na Igreja Matriz, na igreja principal, da Diocese ou Arquidiocese. No nosso caso, a posse vai ser na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves.

 

7) Qual o lema de Dom Delson?

Todo Bispo e Arcebispo tem um lema. O de Dom Delson é: “Ide aos meus irmãos”. Ele foi inspirado no Evangelho de João 20, 17. “Venho até os meus irmãos da Arquidiocese da Paraíba para me colocar como um irmão. Terei como modelo Nosso Senhor Jesus Cristo, que veio para servir e não para ser servido. Serei vosso irmão! Um irmão que tem a missão de pastorear como Pai e orientar, segundo as indicações da Igreja. Um irmão que quer caminhar junto, ao lado de todos. Meu coração agora é vosso!”, afirma Dom Delson.

 

8) Onde nasceu Dom Delson?

Dom Delson nasceu no dia 10 de julho de 1954, no município de Biritinga, Estado da Bahia, Arquidiocese de Feira de Santana, atualmente Diocese de Serrinha.

 

9) Dom Delson pertence a uma Congregação Religiosa. Qual?

            Dom Delson é um frade capuchinho. Ele entrou no Seminário Menor dos Capuchinhos em Feira de Santana (BA), em 1967, onde também fez o Postulantado. Fez o ano canônico do Noviciado na cidade de Vitória da Conquista (BA), em 1974. Emitiu a 1ª profissão religiosa no dia 15 de janeiro de 1975 e a Profissão Perpétua no dia 17 de janeiro de 1978. Cursou Filosofia e Teologia em Nova Veneza (SP), Instituto de Filosofia e Teologia da Província dos Capuchinhos de São Paulo, completando os seus estudos teológicos no Instituto de Teologia da Universidade Católica de Salvador (BA). Foi ordenado sacerdote no dia 5 de julho de 1980 em Feira de Santana (BA).

 

10) Quando Dom Delson foi nomeado Bispo?

Em 2006, no dia 5 de julho, ele foi nomeado pelo Papa Bento XVI o Bispo Diocesano de Caicó (RN). A Ordenação Episcopal aconteceu no dia 24 de setembro, em Feira de Santana (BA). Tomou posse em Caicó no dia 8 de outubro de 2006. No dia 5 de julho de 2012 foi nomeado pelo Papa Bento XVI Bispo de Campina Grande (PB), tomando posse no dia 29 de setembro do mesmo ano. E no dia 8 de março foi nomeado Arcebispo da Paraíba pelo Papa Francisco.

 

 

 

De: Eisenhower Almeida de Albuquerque.

Assessor de Imprensa/Comunicação da Arquidiocese da Paraíba.

Share.

Leave A Reply