Primeira turma do clero conclui retiro espiritual em Camocim de São Félix

0

20170316_112624xxHospedados no convento dos frades carmelitas em Camocim de São Félix, no Agreste de Pernambuco, cerca de 60 sacerdotes da Arquidiocese de Olinda e Recife realizaram os exercícios espirituais do retiro quaresmal anual, de 13 a 16 de março, com momentos de meditação, palestras, celebrações eucarísticas e adoração do Santíssimo Sacramento. Esta foi a primeira turma do clero arquidiocesano a estar em retiro – outras duas turmas ainda participarão nas próximas semanas.

O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, esteve nesta primeira turma e disse que o retiro foi muito especial, não somente pelo ambiente onde ocorreu, tranquilo e agradável, mas também pela espiritualidade que foi passada pelo orientador e pregador jesuíta, padre Sérgio José. Para dom Fernando, “a orientação nos fez seguir os exercícios espirituais de Santo Inácio, nos motivando ao compromisso com a missão, para que nós possamos ser bons pastores, a exemplo de Jesus Cristo, e levar a nossos paroquianos e diocesanos uma mensagem de confiança, amor e compromisso, sobretudo com os pobres”.20170316_115134 (Medium)

No último dia do retiro, uma concelebração presidida pelo arcebispo reuniu padres de diferentes gerações em torno do altar. Monsenhor Romeu da Fonte, ordenado sacerdote há 63 anos, estava ao lado de padre Murilo Bentinho, ordenado há três meses. Desta nova geração, o padre Antônio Diego revela que os compromissos e responsabilidades do dia a dia nas paróquias, obras e comunidades são muitos. “É preciso, vez ou outra, parar para reabastecer as nossas forças, e a Quaresma é o momento propício para isso: para rezar, para aprofundar sobre nossa profissão e nossa missão”, disse padre Antônio.

Dentro da programação do retiro, os padres vivenciaram um momento mariano, rezando o terço e o ofício de Nossa Senhora. Segundo o padre Josenildo Tavares, foi um momento “muito carinhoso, de agradecimento a Deus pela presença de Maria em nosso sacerdócio, nosso ministério, nosso pastoreio”.

O cristão católico também é convidado a viver a Quaresma em espírito de retiro, como tempo privilegiado de encontro com Deus, em preparação para acolher a Páscoa de Jesus. A orientação é, como ponto de partida, escutar a Palavra de Deus. A partir daí, entregar-se ao esforço de meditá-la e praticá-la, no silêncio e na caridade.

Pascom AOR

IMG_7316 (Medium)

Share.

Leave A Reply