Campanha da Fraternidade 2017 é lançada na Diocese de Caicó

0

A Diocese de Caicó/RN foi sede de Abertura da Campanha da Fraternidade 2017. O evento teve início na Sexta-feira (03), às 19h no Centro Pastoral Dom Wagner com uma apresentação Teatral Cio da Terra,  mostrando a ligação do homem com o Bioma, e em seguida foi formada uma  Mesa Redonda  pelo Bispo Diocesano de Caicó Dom Antonio Carlos Cruz Santos, MSC; pelo Presidente do Regional Ne 2 Dom Antônio Fernando Saburido, OSB – Arcebispo de Olinda e Recife; Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, OFMcap-  Vice -Presidente da CNBB NE2 e Bispo de Campina Grande/PB; Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, Secretário da CNBB NE 2 e Bispo de Nazaré da Mata/PE, Referencial da Campanha da Fraternidade;  da Professora Magda (UFRN) e do professor Saint Clair (IFRN)._DSC0012

Formada a Mesa , foi abordado o tema da CF 2017 pelo Bispo Diocesano de Caicó, Dom Antonio Carlos, que desejou boas vindas a todos os presentes. Pelo Presidente da CNBB NE 2 Dom Fernando Saburido e pelo Secretário da CNBB e referencial da CF Dom Francisco Lucena. Em seguida os professores Magda e Saint Clair Apresentaram as experiências com a preservação da Caatinga do Assentamento Trangola e Povoado Cruz, Municípios de Currais Novos/RN respectivamente., além de testemunhos de casais representantes dos Projetos de preservação  nessas comunidades. Também houve a participação, em alguns momentos do evento, a apresentação do Poeta Edcarlos Medeiros (Caicó)  e do Sanfoneiro Rodolfo Lopes.

_DSC0010

No final, o prefeito de Caicó, Batata Araújo, apresentou uma carta de intenções como gesto concreto do Município. O documento foi entregue ao presidente do Regional Nordeste II, dom Fernando Saburido, o secretário dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, e o bispo anfitrião, dom Antonio Carlos Cruz Santos. A carta destaca, dentre outros pontos, a produção e distribuição de mudas nativas e frutíferas, a partir de uma campanha educativa. Criação da Unidade de Conservação Municipal e o projeto de agroflorestas em áreas rurais. Ainda segundo o documento entregue aos bispos do regional, o Munícipio se compromete com o reflorestamento de áreas degradadas, revitalização dos rios Barra Nova e Seridó, coleta seletiva, reuso de água e saneamento básico.

_DSC0005

Todos os bispos presentes deram a bênção no final da programação da sexta-feira.

No sábado, 4 de março, na comunidade Trangola, Aconteceu a Celebração Eucarística de Lançamento da Campanha, presidida por Dom Fernando Saburido, Presidente da CNBB NE 2 e concelebrada pelos bispos e Padres presentes. Na ocasião os Bispos conheceram de perto  a experiência de preservação da Caatinga, conhecida como o Projeto Terra Viva, desenvolvido a quase três anos na Comunidade Trangola, Zona Rural de Currais Novos. No final o Bispo  de Nazaré da Mata, Dom Francisco Lucena, Referencial da Campanha anunciou o tema da Campanha da Fraternidade de 2018, que tratará da  Superação da Violência e a Diocese que acolherá a  Abertura em 2018, a Diocese de Pesqueira/PE que tem como Bispo Dom José Luiz.

 

Lucinete Araújo – Setor de Comunicação da Diocese de Caicó/RN

 

Share.

Leave A Reply