Dom Genival faz Comunicado sobre as Dioceses Vacantes

0

O Regional Nordeste 2 da CNBB compreende quatro Estados da Região: Paraíba, Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte, em cujos territórios estão localizadas 21 (vinte e uma) Dioceses. Há Dioceses milenares, como a Arquidiocese de Milão; seculares, como a Arquidiocese de Olinda e Recife; e recentes, como a Diocese de Salgueiro. O Concílio Vaticano II define a Diocese como “porção do povo de Deus”, confiada a um Bispo que a pastoreia, contando sempre com a colaboração dos presbíteros e de outras forças evangelizadoras.
Em situações concretas, uma Diocese torna-se vacante, isto é, fica privada de seu Bispo, por renúncia, transferência ou morte. Nessa circunstância, caracteriza-se o estado de vacância que, por natureza, é transitório. Como é grande o número de Dioceses no Brasil, a vacância é “lugar comum” que urge uma contínua ação da Nunciatura Apostólica que conduz o processo de nomeações junto à Santa Sé.
No momento, há quatro Dioceses vacantes no Regional Nordeste 2: Nazaré (PE), Cajazeiras, Guarabira e Arquidiocese da Paraíba. O nome da Diocese está ligado à sua cidade sede. Cabe um esclarecimento em relação à Arquidiocese da Paraíba: o nome vem do tempo em que a atual Capital chamava-se Parahyba. Embora tenha sido mudado o nome da Capital para João Pessoa, eclesiasticamente o nome original foi mantido. Entende-se, porém, que o Arcebispo da Paraíba não estende seu ofício às demais Dioceses do Estado, salvo as prerrogativas que, em termos canônicos, são inerentes a um Arcebispo Metropolitano.
A Diocese de Nazaré, vacante desde a renúncia de seu Bispo Diocesano, Dom Severino Batista de França, OFMCap, no dia 25 de novembro de 2015, acaba de conhecer o nome de seu novo Bispo, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, que vem de Guarabira. Pela primeira vez na história da Província Eclesiástica da Paraíba há três vacâncias, contemporaneamente. A Diocese de Cajazeiras, vacante com a renúncia de Dom José Gonzalez Alonso, no dia 16 de setembro de 2015, tem seu novo Bispo, Dom Francisco de Sales Alencar Batista, OCarm, nomeado no dia 8 de junho de 2016, mas que ainda não tomou posse. A Arquidiocese da Paraíba, vacante com a renúncia apresentada por Dom Aldo Di Cillo Pagotto, SSS, no dia 6 de julho, tem à sua frente Dom Genival Saraiva de França, nomeado Administrador Apostólico, nessa data. A Diocese de Guarabira, vacante desde o dia 13 de julho, com a transferência de seu Bispo para Nazaré, continua sendo por ele conduzida como Administrador Diocesano até o dia 18 de setembro, quando toma posse em Nazaré.
O povo ama sua Diocese, por uma identificação de natureza humana e espiritual e cada Diocese identifica-se com seu povo, por vínculos de ordem religiosa e social.

Dom Genival Saraiva de França
Administrador Apostólico da Arquidiocese da Paraíba

Comunicado vacante

Share.

Leave A Reply