Diocese de Pesqueira realiza 3º módulo do Curso em Formação Política e Participação Social

0

Nos dias 28 e 29 de agosto, a Cáritas Diocesana de Pesqueira, mobilizou os alunos do Curso de Extensão em Formação Política e Participação Social, para realização do 3º Módulo. Trata-se de uma parceria da Cáritas Diocesana e a Universidade Católica de Pernambuco, que tem como objetivo contribuir através de um processo formativo com o fortalecimento de iniciativas de articulação e participação popular na efetivação de políticas públicas e transformação social.

101_3894 O primeiro dia abordou a temática de Participação cidadã: papel no legislativo, executivo e judiciário; Plano Plurianual; Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).Para este momento, o advogado e vereador da cidade de Lagoa do Ouro, José Luciano Vieira de Freitas, conhecido como Luciano Torres, conduziu o debate, reforçando principalmente a necessidade de defender a constituição pela ética e pela moralidade.

“O curso nos coloca frente a uma luta de sermos cooperadores na luta por uma sociedade mais justa, onde, as pessoas com uso democrático de sua cidadania, livres de opressão e que possam construir um mundo melhor”, afirma o aluno Eldes Bonifácio, da cidade de Itaíba.

KODAK Digital Still Camera

Já no segundo dia, os alunos participaram do Seminário Diocesano em preparação para 21º Grito dos Excluídos, cujo tema é “Vida em primeiro lugar” e o Lema “Que país é este, que mata gente, que a mídia mente e nos consome?”. O encontro aconteceu no Seminário São José, onde, além dos alunos, também participaram agentes das Cáritas Paroquiais e Pastorais Sociais, afim de, dialogar assuntos que circundam esta temática, e como promover esse debate nas ações desenvolvidas por essas lideranças.

KODAK Digital Still Camera

O próximo módulo do Curso de Extensão: acontecerá nos dias 11 e 12 de setembro, abordando a Gestão de políticas públicas: O papel das políticas públicas no desenvolvimento local e na transformação dos municípios e competências; Gestão pública estratégica.

Share.

Leave A Reply