Igrejas na CNBB NE2 realizam ações em preparação para o Dia Mundial do Pobre

No próximo domingo (15), a Igreja celebra o Dia Mundial do Pobre. Em preparação para essa data especial, arquidioceses do Regional Nordeste 2 da Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB NE2) realizam, durante a semana, ações de cuidado e atenção aos mais vulneráveis. As comunidades também preparam atos litúrgicos solenes.

O Dia Mundial do Pobre foi instituído pelo Papa Francisco em sua Carta Apostólica Misericordia et Misera, emitida em novembro de 2016. De acordo com o documento, a solenidade deve ser vivenciada sempre no 33º domingo do Tempo Comum. Este ano, o versículo “Estende a tua mão ao pobre” (Eclo 7, 32) é o tema de reflexão proposto para a data.

Ação solidária

A Arquidiocese de Olinda e Recife abriu a semana de atividades em comemoração ao Dia Mundial do Pobre promovendo uma manhã solidária, em Camaragibe, Região Metropolitana. Cerca de 150 pessoas, entre elas crianças, foram contemplados com serviços gratuitos de estética como corte de cabelo, maquiagem e designer de sobrancelhas. Ainda houve recreação para os pequenos.

As famílias, todas ex-catadoras de material reciclável do antigo lixão da cidade, tiveram um momento de partilha com o arcebispo, dom Fernando Saburido, e o bispo auxiliar e presidente da Comissão Regional Pastoral para a Ação Sociotransformadora da CNBB NE2, dom Limacêdo Antonio. Os religiosos ainda participaram de um almoço coletivo e fizeram a entrega de cestas básicas aos beneficiários da ação.

Nós sabemos que viver do lixão é insalubre. Buscaremos apoio para que essas pessoas não passem fome e para que sejam oferecidas opções de capacitação para o mercado de trabalho, projetos que ajudem esses irmãos a buscarem seu sustento para uma vida digna”, afirmou dom Saburido.

Celebração

Em Alagoas, com apoio da Cáritas, a Província Eclesiástica realizará uma celebração conjunta, no sábado (14), véspera do Dia Mundial dos Pobres. A missa, no Santuário Arquidiocesano Virgem dos Pobres, será celebrada pelo arcebispo de Maceió, dom Antônio Muniz, e concelebrada pelo bispo de Palmeira dos Índios, dom Manoel Filho, e pelo administrador diocesano de Penedo, padre Daniel Nascimento. A celebração eucarística poderá ser acompanhada pelas redes sociais das igrejas alagoanas.

 

Seminário

A Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora da CNBB realiza, nesta quarta-feira (11), o Seminário Nacional da IV Jornada Mundial dos Pobres. O evento gratuito será das 9h às 12h15. Para participar, os interessados devem fazer a inscrição neste link.

Com informações e fotos da Pascom Olinda e Recife

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo