A Arquidiocese de Maceió e as dioceses de Palmeira dos Índios (AL) e de Penedo (AL) se reuniram, terça-feira (7), no Recanto Sagrado Coração de Jesus, na capital alagoana, para alinhar as ações do Congresso Eucarístico Provincial. A segunda edição do evento será realizada entre 11 e 14 de junho em preparação para o 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN2020), que será sediado em novembro pela Arquidiocese de Olinda e Recife.
A leitura da carta aberta de convocação assinada pelo arcebispo de Maceió, dom Antônio Muniz, e pelos bispos de Palmeira dos Índios e Penedo, respectivamente, dom Manoel de Oliveira e dom Valério Breda, marcaram o encontro. Também durante a reunião foram definidos os coordenadores das comissões e as propostas para o congresso.
“Essa é a primeira reunião do comitê que reúne 60 pessoas da Província Eclesiástica de Maceió, que serão protagonistas do congresso por representar todo o Estado, que deve ser casa do Pão e da caridade. Estamos vivenciando isso em um contexto amplo, pois há uma sintonia em torno do mistério da Eucaristia. Queremos render graças a Deus e a nossa gratidão será viver os momentos eucarísticos em nossa Arquidiocese”, afirmou o coordenador de pastoral da Arquidiocese de Maceió, padre Manoel José.
Ainda de acordo com o sacerdote o Congresso Eucarístico Provincial será uma celebração dos 75 anos do primeiro congresso realizado em 1945. Além disso, o evento marcará as comemorações do centenário da Arquidiocese de Maceió e estará em sintonia com o CEN2020 e com a 52ª edição do internacional, que será na Hungria.
Dioceses
Para a Diocese de Palmeira dos Índios, a iniciativa fortalece os laços e a comunhão da Igreja. “O congresso vem ressaltar uma caminhada da Igreja que tem o mesmo objetivo e fortalece os laços para sentirmos a comunhão entre os bispos e povo de Deus, que marcham na mesma direção”, disse padre Jacyel Soares.
A Diocese de Penedo já iniciou as ações, segundo informou padre José Niraldo. “Nós estamos animados e algumas paróquias já estão trabalhando o tema do congresso nas festividades dos padroeiros”, contou.
Ano Eucarístico
Os congressos – provincial e nacional – vão refletir o tema “Pão em todas as mesas”. Na Arquidiocese de Maceió, foi instituído o Ano Eucarístico, que teve início em junho de 2019, na Solenidade de Corpus Christi. A programação segue até junho deste ano com celebrações e atividades no Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Rosário, no centro da capital.
“A Eucaristia será sempre o centro vital de toda experiência do ser Igreja. A Igreja só é Igreja a partir da experiência que renova e refunda a comunhão, a verdadeira experiência pascal. O mundo precisa conhecer e vivê-la”, declarou o vigário-geral da Arquidiocese de Maceió, monsenhor José Augusto.
Voluntários
A Arquidiocese de Maceió abriu as inscrições para voluntários que desejam servir durante o Congresso Eucarístico Provincial. O formulário está disponível no site www.centenarioarqmaceio.com.br.