Igreja da Diocese de Caicó se torna primeira basílica menor do RN

A Província Eclesiástica de Natal agora tem a sua primeira basílica menor, trata-se da Igreja Matriz Nossa Senhora da Guia, da cidade de Acari (RN), região do Seridó potiguar. O título foi concedido pelo Papa Francisco por meio de decreto enviado ao bispo da Diocese de Caicó, dom Antônio Carlos Cruz Santos.

O documento pontifício foi lido na última quinta-feira (25), durante a celebração de dedicação do altar.

A Basílica Menor de Nossa Senhora da Guia recebeu esse título em reconhecimento à sua singular arquitetura, além de sua importância histórica para a Igreja no Brasil. O templo foi onde, há cem anos, o cardeal dom Eugênio de Araújo Sales recebeu o Sacramento do Batismo.

Dom Eugênio foi sacerdote, bispo auxiliar e administrador apostólico da Arquidiocese de Natal. Ele morreu em 2012, no Rio de Janeiro, onde residia como arcebispo emérito.

História

A Paróquia Nossa Senhora da Guia, na cidade do Acari, foi a primeira desmembrada da antiga Freguesia da Senhora Santa Ana do Seridó, cujo território paroquial abrangia o que hoje corresponde ao território da Diocese de Caicó. A  igreja matriz, que agora passa a ser Basílica Menor pontifícia, foi construída pelo padre Thomaz Pereira de Araújo e inaugurada em 1867. 

Sendo a segunda paróquia mais antiga da Diocese de Caicó, por haver sido erigida em 1835, e uma das mais antigas do estado do Rio Grande do Norte, ela guarda uma forte expressão da piedade popular. Segundo pesquisadores, a devoção a Nossa Senhora da Guia remonta, porém, ao ano de 1738, de modo que as cidades ao seu redor têm na cidade de Acari um referencial de piedade mariana e de decoro nas celebrações litúrgicas.

Tradicionalmente, a festa da padroeira acontece no período de 5 a 15 de agosto e atrai centenas de devotos locais e visitantes.

Com informações da Pascom Natal
Fotos: Adriano Campelo/Divulgação

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo