Festa do Morro da Conceição no Recife é marcada pela gratidão dos fiéis

No sábado, 08/12, mais uma vez o Recife se vestiu de azul e branco para reverenciar Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Ao alvorecer do dia, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Limacêdo Antônio, presidiu a missa campal das quatro horas da manhã, que contou com a participação de centenas de fiéis e romeiros vindos de diversas cidades e bairros do Recife e região metropolitana. Durante o dia, milhares de fiéis visitaram o Santuário do Morro, participando das missas e rezando aos pés da imagem de Nossa Senhora da Conceição. Conforme informou o reitor do Santuário do Morro, padre José Ulisses Silva, mais de 600 voluntários auxiliaram nos trabalhos e atividades da 114ª edição da festa. Às 16h, a procissão de Nossa Senhora da Conceição partiu do Forte do Brum, Recife Antigo, em direção ao Santuário do Morro. Um verdadeiro tapete azul e branco revestiu as ruas da zona norte do Recife pelos locais por onde a procissão arrastou os fiéis da Imaculada. Desde a madrugada do sábado, por todos os bairros da cidade se ouviam fogos de artifício espocando, em louvor a Mãe de Jesus.

À tarde, o padre João Carlos Ribeiro apresentou seu show no palco da praça do santuário, envolvendo o povo de Deus na devoção mariana. Em seguida, os padres da congregação Redentorista animaram a multidão em preparação para a Santa Missa. Por volta das 18h30, o andor com a imagem da Imaculada e a procissão subiram o Morro e a solene missa da Imaculada Conceição de Maria teve início. O arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, presidiu a celebração Eucarística que foi concelebrada pelos padres Redentoristas. Em sua homilia, o arcebispo metropolitano exprimiu seu carinho por Nossa Senhora da Conceição: “É importante que cada um de nós resgate o dia de seu batismo, é quando iniciamos o nosso itinerário cristão. Eu fui batizado em um dia de Nossa Senhora da Conceição, em uma capela de mesmo nome, no Engenho Pimentel, em Jussaral, Cabo”.

No lado externo da igreja, aos pés da imagem de Nossa Senhora da Conceição, o fluxo de fiéis foi intenso ao longo do dia. Centenas de pessoas se aproximavam da imagem da Conceição, trazendo flores, levando a família para pagar promessas e transmitindo para as gerações o respeito pela Mãe de Jesus. Dentre as pessoas emocionadas, agradecendo, estava a recifense Luciana Barros, que veio com a filha e a família, agradecer por uma graça alcançada. “Ano passado eu estava desempregada e vim ao Morro pedir por um emprego em 2018 e consegui dois empregos. Estou muito grata”, contou a filha de Luciana, que estava acompanhada do esposo e da filha de dez anos.

É comum observar os pais trazendo as crianças vestidas de azul e branco, sendo cuidadosamente encostadas pelos voluntários na base da imagem da Imaculada, para agradecer por graças alcançadas. Com delicadeza, os voluntários acalmam as crianças e rezam com elas, como quem está no conforto de um colo de mãe. É este sentimento que motiva milhares de fiéis a visitarem o santuário de Nossa Senhora da Conceição, especialmente no dia 08 de dezembro: a certeza de que a intercessão mariana vai levar aos céus as preces dos filhos e consolar os aflitos.

(Pascom Arquidiocese)

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo