Escola Fé e Política cancela encontros presenciais e realiza aulas on-line

A Escola de Fé e Política Pe. Humberto Plummen, organismo vinculado à Comissão Regional Pastoral para a Ação Sociotransformadora da CNBB Nordeste 2, passará a oferecer aulas on-line. A iniciativa tem o objetivo de garantir a formação dos alunos que estão em isolamento social devido à pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

De acordo com Carla Caminha, que integra a coordenação da Escola Fé e Política do Regional, os alunos do curso “Mobilização, Políticas Públicas e Controle Social” poderão acessar as atividades no Google Sala de Aula. A capacitação também ocorrerá com vídeos e lives no perfil da escola no instagram (@efpne2).

Os encontros on-line discutirão os conteúdos do segundo e terceiro módulos da formação: “Conjuntura e movimentos sociais” e “Estado para que e para quem? Governança e Pacto federativo”. Essas etapas ocorreriam de modo presencial em maio, na cidade de Caicó (RN), e em julho, no município de Patos (PB), mas foram cancelados.

A medida irá beneficiar 45 alunos matriculados na turma 2020. O grupo tem representantes das dioceses de Afogados da Ingazeira (PE), Caicó, Garanhuns (PE), Guarabira (PB), Mossoró (RN), Palmares (PE), Pesqueira (PE), além da Arquidiocese de Olinda e Recife. Ainda fazem parte da turma, membros da Igreja Batista em Coqueiral, também do Recife.

“A escola continuará cumprindo seu papel de contribuir na formação de agentes de pastorais e militantes sociais, dentro do Regional Nordeste 2, na defesa do Evangelho e na perspectiva de uma Igreja em Saída, preocupada em manter-se em interlocução no seio da sociedade civil, aprofundando o diálogo ecumênico”, disse Carla.

Tradição

A Escola de Fé e Política Pe. Humberto Plummen desde 2012 vem despertando a consciência crítica e transformadora dos cidadãos, motivando-os à participação democrática nas políticas públicas e no controle social. Nesses 16 anos, mais de 1.500 pessoas foram formadas para a construção de uma sociedade pluriétnica, pluricultural, justa, humana e solidária.

A escola propõe um aprofundamento para aquelas pessoas que iniciaram a primeira etapa dessa formação nas escolas locais de Fé e Política – diocesanas, arquidiocesanas e de outras igrejas irmãs. O curso de “Mobilização, Políticas Públicas e Controle Social” tem sido ofertado anualmente pela CNBB NE2 e se estrutura em módulos.

Os encontros ocorrem em seis fins de semana de forma itinerante entre os quatro Estados do Regional – Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. A formação é ministrada em caráter de oficina e alicerçada na metodologia da educação popular: ver, julgar e agir.

“‘A política é uma vocação de serviço’, como nos disse o Papa Francisco,  e a participação popular é um canal importante para que ela não se desvirtue e sirva a um projeto de poder ao invés de servir ao bem comum. A escola segue esse direcionamento”, explicou Carla.

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo