Em última reunião do ano, CEP e CDPs avaliam a caminhada pastoral e apontam perspectivas para 2024

O Conselho Episcopal de Pastoral (CEP) e o grupo de Coordenadores Diocesanos de Pastoral (CDPs) estiveram reunidos pela última vez este ano, nos dias 13 e 14. O objetivo dos encontros, que aconteceram de maneira virtual, foi examinar a caminhada e planejar as novas atividades da CNBB Nordeste 2 para 2024.

No primeiro dia, como de costume, os grupos se reuniram separadamente para tratar de assuntos próprios. No dia seguinte, entre os pontos da pauta conjunta, os bispos e padres discutiram sobre a 58ª Assembleia Pastoral Regional realizada de 26 a 28 de setembro, em Lagoa Seca (PB). A avaliação é de que o evento, que reuniu 140 pessoas, foi bem sucedido e atendeu às expectativas.

Os membros do CEP e dos CDPs também conheceram detalhes do Projeto Capacita, iniciativa da CNBB em parceria com o Instituto Federais e o Ministério da Educação. A ação visa realizar um grande projeto de qualificação profissional em vista da superação da fome para todo o Brasil.

2024

Para o próximo ano, o CEP e os CDPs indicaram a elaboração de um subsídio regional sobre o dízimo, a produção de mais uma edição do livreto “Mês de Maio com Maria”, a realização de um encontro regional para contadores e ecônomos das dioceses e atividades em preparação para o Jubileu 2025. Os temas serão apresentados para discussão e aprovação na primeira reunião do Conser, em 2024.

Em relação à organização da 59ª Assembleia Pastoral Regional, os bispos e os padres elegeram a nova comissão responsável pela organização do encontro. Passam a compor o grupo os padres Charles Araújo (Olinda e Recife/PE); João Afonso da Silva (Campina Grande/PB); José Aparecido da Silva (Palmeira dos Índios/AL); e Manoel Neto (Mossoró/RN).

A Comissão para as Assembleias Regionais Pastorais é formada também pela Presidência e pelo secretariado executivo. A equipe tem a missão de construir o planejamento e a realizar a próxima assembleia marcada para 1º a 3 de outubro de 2024, em Lagoa Seca (PB).

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo