Em carta aos regionais, SAV/PV convida Igreja a celebrar o Dia Mundial da Vida Consagrada

Por ocasião do Dia Mundial da Vida Consagrada, que será comemorado no dia 2 de fevereiro – Festa da Apresentação do Senhor –, o Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional (SAV/PV) enviou uma carta aos regionais da CNBB. A mensagem convida a Igreja no Brasil a promover ações que destaquem essa “data de singular importância para o Serviço de Animação Vocacional” em todas as comunidades.

O Dia Mundial da Vida Consagrada foi instituído em 1997 por São João Paulo II como um instrumento que “pretende ajudar a Igreja inteira a valorizar sempre mais o testemunho das pessoas que escolheram seguir a Cristo mais de perto, mediante a prática dos conselhos evangélicos”. Para o Pontífice, a data, “ao mesmo tempo, quer ser para as pessoas consagradas uma ocasião propícia para renovar os propósitos e reavivar os sentimentos, que devem inspirar a sua doação ao Senhor”.

Para celebrar ativamente esse dia, a comissão episcopal pede que se promovam iniciativas que evidenciem “a beleza da vida consagrada em suas mais variadas formas”. Na carta, que também é dirigida aos bispos referenciais e coordenadores regionais do SAV/PV, da Ordem das Virgens (OV) e do Instituto de Pastoral Vocacional (IPV), sugere-se publicações nas redes sociais, momentos oracionais e motivações em grupos de jovens, por exemplo.

Por fim, o bispo de Parintins (AM) referencial para o SAV/PV, dom José Albuquerque de Araújo, e o coordenador nacional do SAV/PV, padre Alexandre Rodrigues Mothé, apresentam uma breve oração que pode ser rezada em todas as igrejas no dia 2 de fevereiro:

Deus Pai, que iluminastes o mundo com a vinda do vosso amado Filho, e que enriqueceis a vossa Igreja com diversos carismas e ministérios, olhai por todos os que querem dedicar-se ao vosso Reino. Enviai muitas e santas vocações à vida consagrada, despertando no coração dos nossos jovens o desejo de se entregarem totalmente a Vós. Renovai, pela força do vosso Santo Espírito, o ardor missionário dos consagrados e consagradas que se comprometeram convosco através dos votos de pobreza, castidade e obediência, e por meio das particulares formas de vida e apostolado. Que eles continuem iluminando o mundo com o seu testemunho de vida, sendo sinais de amor e de esperança no serviço aos irmãos e irmãs, sobretudo os mais necessitados. Maria, modelo de vida consagrada e companheira de nossa caminhada, amparai, protegei e animai os consagrados e consagradas, para que, inspirados no vosso exemplo, renovem hoje e sempre, com alegria e entusiasmo, o seu “sim” a Deus. Amém!

Foto de capa: Diego/Agência Adora Comunicação

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo