Dom Tourinho vai abrir o Ano do Laicato neste domingo em Olinda

A Arquidiocese de Olinda e Recife faz a abertura oficial do Ano Nacional do Laicato na missa deste domingo (26/11) na Catedral de Olinda, às 9 horas. A missa vai ser presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Antônio Tourinho Neto. São esperados fiéis das paróquias e movimentos da Igreja, para renovar a fé, esperança e compromisso com a missão cristã.

Depois de viver o Ano Mariano, a CNBB institui o Ano do Laicato com o tema “Cristãos Leigos e Leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” para celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos no Brasil, assim como aprofundar a identidade, vocação, espiritualidade e missão e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade. Durante todo o ano, as dioceses do Brsil irão dinamizar o estudo e a prática do Documento 105 da CNBB, sobre “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade”, bem como demais arquivos do Magistério, em especial do Papa Francisco, sobre o Laicato, e estimular a presença e a atuação dos cristãos leigos como “sal, luz e fermento” na Igreja e na Sociedade.

Para vivenciar a proposta do Ano, a Comissão Especial da CNBB para o Ano do Laicato preparou alguns subsídios que contém orientações metodológicas para as comunidades. Um deles é composto por orientações para os grupos de reflexões e o outro por propostas de celebração. Além dos roteiros para as comunidades, a Comissão disponibilizou também o cartaz oficial do Ano do Laicato, além de banners. Os materiais podem ser adquiridos no site das Edições CNBB.

Diante dos desafios apresentados no mundo de hoje, a participação dos leigos é de fundamental importância na Igreja, sendo parte deste corpo. Os leigos articulam-se em associações, movimentos, novas comunidades de vida, ordens seculares, irmandades e confrarias – todos juntos, dentro de dinâmicas pastorais. Na Arquidiocese de Olinda e Recife, a Comissão para o Laicato tem missão de acolher e estender seu olhar pastoral aos leigos participantes nas paróquias, articuladas em outras comissões pastorais, ou dispersas no anonimato, ou afastados.

Pascom AOR

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo