Dom Paulo Jackson recebe título de cidadão pernambucano

O arcebispo de Olinda e Recife (PE) e segundo vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, recebeu na última terça-feira (5) o diploma de cidadão pernambucano. O prelado natural de São José do Espinharas (PB) havia sido agraciado com o título, em 2020, por iniciativa do então deputado estadual, Sivaldo Albino.

A entrega da comenda a dom Paulo Jackson aconteceu após missa celebrada na Igreja Matriz de Santo Antão, em Vitória de Santo Antão (PE), zona da mata sul do estado. Além do documento, recebido das mãos do deputado estadual Joaquim Lira, o arcebispo ganhou uma réplica do Palácio Joaquim Nabuco, prédio histórico que até 2017 foi a sede da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Sobre dom Paulo Jackson

Dom Paulo Jackson nasceu em São José de Espinharas (PB), no dia 17 de abril de 1969. É filho do casal José Nóbrega de Sousa (in memoriam) e Maria Ida da Nóbrega. Estudou Filosofia no Instituto de Teologia do Recife (1987-1989) e Teologia no Seminário Imaculada Conceição, em João Pessoa (PB) (1990-1992). Foi ordenado presbítero no dia 17 de dezembro de 1993. 

Dom Paulo Jackson é mestre em Exegese Bíblica pelo Instituto Bíblico de Roma(1997-2000) e doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (2007-2010); foi secretário nacional da Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-Teológicos do Brasil (2004-2007); vigário paroquial da Paróquia São Geraldo, Belo Horizonte (2011-2012) e administrador paroquial da Paróquia Senhor Bom Jesus do Horto, Belo Horizonte (2012-2015). Foi professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia em Belo Horizonte (2012-2015). Ademais, foi formador dos seminaristas estudantes de Teologia da Diocese de Patos (PB), em Belo Horizonte (MG).

No dia 20 de maio de 2015, foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo da Diocese de Garanhuns (PE). Como bispo, foi membro da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, entre 2015-2019. Em 2019, foi eleito presidente do Regional Nordeste 2 da CNBB, onde também é o referencial para a Comissão Regional para a Doutrina da Fé. Em abril de 2023, foi eleito segundo vice-presidente da CNBB e, em junho, arcebispo de Olinda e Recife, tomando posse em 13 de agosto.

Seu lema episcopal é In Verbo tuo (Na tua Palavra). É inspirado em Lc 5,5, a partir do diálogo de Jesus com Pedro depois do episódio da pesca milagrosa. O lema é uma abreviação da frase de Pedro no episódio cristofânico de sua vocação. Significa, portanto, que o bispo exerce o seu ministério cum Petro, e plenamente fundamentado no Cristo, Verbo Encarnado.

Foto de capa: Divulgação

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo