Dom Limacêdo Antonio é empossado bispo da Diocese de Afogados da Ingazeira (PE)

A Diocese de Afogados da Ingazeira (PE) vivenciou, no último sábado (2), a posse do seu quinto bispo. Dom Limacêdo Antonio da Silva assumiu o governo da Igreja no Sertão do Pajeú sucedendo dom Egídio Bisol que renunciou ao cargo em 2022 após completar 75 anos.

“O coração está alegre, feliz, graças a Deus. Quatorze anos, acho eu que foram bem vividos nesta diocese. E como eu recebi um dia do meu predecessor o báculo pastoral, agora vou passá-lo para outro para continuar a missão. A gente sabe que os ofícios passam, mas a missão continua”, declarou dom Egídio.

Antes de formalizar a transmissão do cargo, o bispo emérito acolheu dom Limacêdo no centro de Afogados da Ingazeira junto com autoridades civis da cidade. O arcebispo de Olinda e Recife e segundo vice-presidente da CNBB, dom Paulo Jackson, participou da cerimônia.

Após receber simbolicamente a chave da cidade, dom Limacêdo seguiu em direção à Catedral Bom Senhor Jesus dos Remédios. No percurso, o novo pastor foi saudado por centenas de fiéis dos 19 municípios que compõem a Diocese de Afogados da Ingazeira.

Em frente ao templo, dom Limacêdo recebeu o báculo e sentou na cátedra da diocese concluindo o rito de posse. Com os bispos do Regional Nordeste 2 da CNBB, o religioso presidiu a primeira missa como bispo de Afogados da Ingazeira.

“Sendo o quinto bispo desta diocese recordo aquele que foi o primeiro e que veio das terras de Nazaré [da Mata], dom Mota, um homem visionário que por amor a Deus aqui chegou se colocando à disposição. Tivemos depois o grande profeta dom Francisco de Austregésilo. Em seguida, dom Pepeu com a sua organização, trabalho e sabedoria. Estamos tendo ainda conosco, vou pedir que ele continue para me dar conselhos, dom Egídio pela sua capacidade missionária”, afirmou dom Limacedo em sua homilia. 

Em nome dos bispos da CNBB Nordeste 2, o bispo eleito de Mossoró (RN) e presidente da entidade, dom Francisco de Sales, saudou dom Limacêdo pela nova missão e reforçou  a colegialidade como marca do Regional.

“Como o senhor bem sabe a linguagem do nosso Regional é a da comunhão e da colegialidade que nos une olhando para 21 igrejas particulares espalhadas pelo Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco e Alagoas. Penso que odemos pedir ao senhor que continue sempre unido a esta comunhão que esta Igreja particular de Afogados da Ingazeira tão presente em nosso Regional continue viva  e ativa entre nós”, disse dom Francisco.

Trajetória

Dom Limacêdo Antônio da Silva nasceu no dia 29 de setembro de 1960, em Nazaré da Mata, zona da mata pernambucana. Estudou Filosofia no Instituto Filosófico Estrela Missionária, em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, e Teologia na Escola Teológica São Bento de Olinda, em Olinda. Foi ordenado presbítero no dia 12 de dezembro de 1986, em Limoeiro (PE) e exerceu seu ministério sacerdotal na diocese de Nazaré da Mata.

Possui mestrado em Dogmática na Universidade Pontifícia Gregoriana em Roma, na Itália (2001-2003), e doutorado em Dogmática pela Universidade Pontifícia Gregoriana em Roma (2004-2007). Sua tese de dissertação foi: “Inculturação e Missão da Igreja no Brasil: Teologia e práxis a partir das Diretrizes Gerais da CNBB”.

Enquanto sacerdote, dom Limacêdo exerceu atividades na paróquia de Nossa Senhora da Apresentação em Limoeiro (PE). Como vigário paroquial, foi assessor da Juventude do Meio Popular, assessor da Infância Missionária e das Comunidades Eclesiais de Base (CEB’S). Foi pároco da paróquia de São Sebastião, em Machados (PE), coordenador diocesano de Pastoral, assessor do COMIRE NE-II e membro do Conselho Pastoral.

Em 2008, o então sacerdote auxiliou a paróquia do Divino Espírito Santo, na cidade de Paudalho e foi nomeado Assessor Pastoral dos Catadores de material reciclável. Dom Limacêdo foi professor de Eclesiologia no Seminário de Olinda e no ITEC, onde lecionou também sobre Missiologia, Penitência e Unção dos Enfermos. Recentemente, foi pároco da paróquia de Nossa Senhora do Rosário, em Goiana, e pároco da paróquia de Nossa Senhora das Dores, em Aliança.

Em 4 de abril de 2018, foi nomeado pelo Papa Francisco como auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, tendo sido ordenado bispo em 10 de junho do mesmo ano, em Nazaré da Mata (PE). Seu lema episcopal é: “Verbum carum factum est”, (O verbo de Deus se fez carne).

Atualmente, é referencial da Comissão Regional para Ação Sociotransformadora da CNBB Nordeste 2 e membro da mesma comissão em nível nacional.

Foto de capa: Pascom Olinda e Recife

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo