Dom José Vicente, segundo bispo da Diocese de Salgueiro (PE), toma posse neste sábado (1º)

A Diocese de Salgueiro (PE) celebra neste sábado (1º) a posse do seu novo bispo, dom José Vicente Pinto de Alencar da Silva. O prelado será o segundo a ocupar a cátedra da Igreja sertaneja, vacante desde fevereiro de 2022. Este dia especial para todo Regional Nordeste 2 da CNBB será transmitido ao vivo pelos canais oficiais da diocese no YouTube e a Rádio Asa Branca FM 91,5.

A programação da posse de dom José Vicente começa às 8h, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que fica localizada no município de Cedro. No local, o bispo será acolhido pelo clero, pelos religiosos e religiosas, e pelos leigos e leigas da diocese. Em seguida, às 10h, o prelado participa de uma coletiva de imprensa no Seminário São João XXIII.

A solenidade da posse canônica de dom José Vicente será às 17h, na Catedral Santo Antônio, e contará com a presença de autoridades civis e religiosas, incluindo os membros da Presidência e demais bispos da CNBB Nordeste 2.

Após a cerimônia, dom José Vicente seguirá em carreata em direção ao terreno onde será erguida a futura catedral. A programação então será encerrada com a celebração da primeira missa presidida na Diocese de Salgueiro pelo seu novo pastor.

“Em virtude da Tua graça”

Monsenhor José Vicente foi nomeado bispo de Salgueiro, no dia 29 de março, pelo Papa Francisco. Com 65 anos de idade, sendo 29 deles dedicados ao sacerdócio, o presbítero exercia a função de pároco da paróquia Nossa Senhora da Penha, cura da Sé Catedral Nossa Senhora da Penha e Vigário Geral da Diocese de Crato (CE).

O novo bispo da Igreja pernambucana foi ordenado no dia 3 de junho pelo bispo de Crato e seu antecessor em Salgueiro, dom Magnus Henrique. Também participaram da liturgia como bispos ordenantes o bispo emérito da diocese cearense, dom Fernando Panico, e o arcebispo de São Luís (MA), dom Gilberto Pastana.

Dom José Vicente tem como lema episcopal “Em virtude da Tua graça”.

Trajetória

Natural da cidade do Crato (CE), padre José Vicente nasceu no dia 2 de janeiro de 1958. Ingressou no Seminário Diocesano São José, na sua terra natal, aos 28 anos de idade e recebeu sua ordenação das mãos de dom Newton Holanda Gurgel, quarto bispo daquela circunscrição, em 22 de janeiro de 1994.

Uma vez ordenado, assumiu a Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Suas habilidades de liderança logo foram percebidas e em 15 de janeiro de 1995 foi nomeado vice-reitor do Seminário São José e, 11 meses depois, em 24 de dezembro, reitor. Em 2002 foi enviado para Roma onde viveu por sete anos e concluiu mestrado em Ciências da Educação e Direito Canônico.

De volta ao Brasil, em 2008, exerceu o cargo de professor no Seminário Diocesano São José e na Faculdade Católica do Cariri, com sede no Crato. Logo após, se instalou na paróquia onde iniciou sua missão, permanecendo como pároco de 10 de julho de 2010 até a presente data, quando se tornou segundo bispo da Diocese de Salgueiro.

No dia 20 de julho de 2021 foi eleito pelo Colégio dos Consultores de sua diocese natal para a função de administrador diocesano, dada a transferência do, hoje, arcebispo de São Luís (MA), dom Gilberto Pastana de Oliveira, então sexto bispo do Crato.

Foto de capa: Pascom Crato (CE)

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo