Dom José Vicente, bispo de Salgueiro (PE), destaca fraternidade e reavivamento espiritual após encontro na CNBB

O bispo da Diocese de Salgueiro (PE), dom José Vicente Pinto, retornou à Igreja sertaneja depois de cinco dias intensos na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (DF). O prelado foi um dos 11 participantes do Encontro dos Bispos de Recente Nomeação, realizado pela Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, entre os dias 21 e 25.

“Foi um encontro muito bom de uma convivência entre irmãos, um verdadeiro congraçamento que na alegria nos fez refletir sobre coisas muito importantes do ministério episcopal. Todos participaram com muito proveito, dando as suas contribuições. Foi na verdade um encontro fraterno”, avaliou dom José Vicente, que assumiu a nova missão eclesial há menos de dois meses.

Os bispos recém-nomeados tiveram a oportunidade de, nos cinco dias de encontro, mergulhar um pouco mais na reflexão sobre a teologia e a missão do episcopado nos tempos atuais. Os pastores também conheceram de perto os organismos e as intuições vinculadas à própria CNBB. Uma programação cumprida em clima de oração e de fraternidade.

“Nós nos sentimos reforçados na nossa missão e reabastecidos na nossa esperança. Contamos com as orações de todos para que de agora em diante possamos corresponder aos apelos que Deus nos faz no grito de cada irmão, que brota e sobe do coração da terra até as alturas do coração de Deus”, afirmou dom José Vicente.

Bispos recém-nomeados conheceram a sede da Nunciatura Apostólica no Brasil

O Encontro dos Bispos de Recente Nomeação foi concluído, na última sexta-feira (25), com uma visita à sede da Nunciatura Apostólica no Brasil. Além de conhecer o espaço, os religiosos conversaram por meio de videoconferência com o Núncio Apostólico, dom Giambattista Diquattro.

Na capela Nossa Senhora Aparecida, no prédio principal da CNBB, o secretário-geral da Conferência, dom Ricardo Hopers, presidiu a Santa Missa de encerramento do Encontro dos Bispos de Recente Nomeação. Concelebraram a liturgia o presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, dom Ângelo Mezzari e o assessor da Comissão, padre Guilherme Maia Jr.

Em sua homilia, dom Ricardo destacou a primeira leitura do Evangelho do dia (Rt 1,1.3-6.14b-16.22), que diz respeito ao início do Livro de Rute, no qual Noemi acompanhada de sua nora Rute, a moabita, regressa a Belém.

Em Rute 1:16-17, ela diz a Noemi, sua sogra israelita: que “para onde quer que tu fores, irei eu; e onde quer que tu pousares, pousarei eu: o teu povo será o meu povo, e o teu Deus o meu Deus. Onde quer que tu morreres, morrerei eu, e ali serei sepultada”.

Se dirigindo aos presentes, dom Ricardo enfatizou que a leitura reflete sobre a importância do cuidado.

“Nós somos irmãos, por que não dizer que somos uma família? Uma família que Deus uniu por diversos laços, sejam laços profissionais, laços ministeriais. Na riqueza deste Ano Vocacional, estamos vendo que esta família de Deus abrange inúmeras respostas. É um sim generoso de um pai, de uma mãe, de um bispo, de um padre, de um serviço talvez mais simples, mais complexo, não importa”, disse dom Ricardo.

Como forma de agradecimento, no final da missa, dom Ângelo Mezzari, destacou o carinho dos colaboradores da sede com os novos bispos e disse que todos se sentiram muito acolhidos durante a semana.

“Nós nos sentimos verdadeiramente parte dessa Igreja, do Santo Padre. Então, que o nosso coração agora, como diz o terceiro Ano Vocacional, continue ardendo e os nossos pés a caminho”, salientou.

Santa Sé

Semelhante ao que ocorreu na sede da CNBB, acontece de 3 a 9 de setembro um encontro com bispos recém-nomeados, em Roma. De acordo com dom José Vicente, embora com características próprias que o distingue da versão brasileira, o encontro terá o mesmo objetivo de “preparar os novos bispos para a desafiadora missão do ministério episcopal”.

Com informações e fotos da CNBB

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo