Dom Jorge Tobias, bispo emérito de Nazaré (PE), celebra 86 anos de vida e 40 de episcopado

O bispo emérito da Diocese de Nazaré (PE), dom Jorge Tobias, completou 86 anos de vida e 40 anos de episcopado, na última segunda-feira (14). A data especial foi marcada com uma Missa em Ação de Graças presidida pelo aniversariante, na Catedral Nossa Senhora da Conceição, sede da igreja pernambucana.

Além do atual bispo de Nazaré, dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, participaram da celebração, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, e seu auxiliar dom Limacêdo Antonio. Ainda estiveram presentes o também bispo emérito de Nazaré, dom Severino Batista de França, e o bispo emérito de Vitória da Conquista (BA) e vigário geral da arquidiocese pernambucana, dom Luiz Gonzaga Silva Pepeu.

“Dom Jorge, cada passo destes 86 anos de vida e 40 de episcopado pertence a Deus. Esses numerosos dias foram vividos para o serviço do Evangelho e na dedicação ao povo de Deus. Por isso, aqui estamos reunidos para louvar, para agradecer e para fazer festa”, afirmou dom Lucena em sua homilia.

Ao recordar o lema episcopal “Anunciar o Evangelho de Deus” escolhido pelo aniversariante do dia, o bispo diocesano expressou o desejo de que dom Jorge Tobias siga cumprindo essa missão por muitos anos. “Assumindo com todo empenho o anúncio do Evangelho de Deus no seu serviço episcopal, que vossa excelência continue a anunciar o Evangelho de Deus, a nos dar o Evangelho vivo e a nos conduzir na alegria do Evangelho como discípulos missionários”, disse.

Ao final da celebração, o padre Aluísio Ramos, representando o clero diocesano, recordou que boa parte dos presbíteros de Nazaré foi ordenado por dom Jorge Tobias, que governou a diocese de 1987 a 2006, e expressou sua alegria pelo momento celebrado. “Dom Jorge, viemos aqui para ver o senhor, viemos aqui para ver um sinal, um sinal que está presente entre nós. A força do sinal não perdeu a vitalidade por conta da debilidade física, o sinal permanece com a mesma força”, declarou.

Dom Fernando Saburido também se pronunciou e manifestou sua gratidão por todo o bem feito pelo bispo emérito à Santa Igreja. “Aqui estamos, dom Jorge, com todo o coração, com todo o afeto, querendo expressar a nossa gratidão e o nosso reconhecimento por todo o bem que o senhor continua fazendo à Igreja”, pontou.

Agradecimentos

Por fim, dom Jorge Tobias externou seus agradecimentos a Deus e a todos os fiéis da Diocese de Nazaré, a quem o pastor chamou de “porção muito especial do povo de Deus”.

“Esta data é muito querida ao meu coração, por isso agradeço a Deus esta oportunidade que Ele me concedeu de celebrar meus 86 anos de vida e 40 anos de ordenação episcopal, dos quais 19 anos e 6 meses servi à Igreja Particular de Nazaré, amando este rebanho e este clero, e cuidando desta Igreja Particular. Quero, portanto, agradecer por esta dádiva de estar com os meus irmãos no episcopado, celebrando esta Ação de Graças. Meus agradecimentos a todos”, concluiu.

Com informações e fotos da Pascom Nazaré

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo