Dom Fernando participa de aniversário de grupo de oração

O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, presidiu celebração eucarística na tarde desta terça-feira (06), na capela do Colégio Boa Viagem, na Tamarineira, em ação de graças pelos 37 anos de existência do Grupo de Oração Santo Expedito. A missa foi concelebrada pelo frade carmelita Frei Rogério, que chegou da cidade de Goiana, especialmente para a celebração.

Na homilia, o arcebispo falou da importância do perdão, do combate à violência e da necessidade da perseverança na oração. Dom Fernando lembrou o quanto é importante a oração, mas também a caridade que é exercitada pelas pessoas de bom coração, fazendo menção à prática dos integrantes do grupo que, na primeira segunda-feira de cada mês, levam doações para o encontro. Os donativos são destinados ao Santuário da Divina Misericórdia, na área rural de Arcoverde, sob a responsabilidade do Padre Adilson Simões. “É o exercício da fraternidade. A oração e o gesto concreto de amor aos nossos irmãos nos levam a ficar mais próximos de Deus. E o que mais podemos desejar como meta de vida senão estarmos com Deus?”, disse dom Fernando.

Aurita Morais, de 86 anos, é uma das fundadoras do grupo de oração Santo Expedito. Apesar das limitações próprias da idade, a fé a movimenta e a leva a agir com o vigor. Participa das reuniões semanais do grupo que acontecem sempre às segundas-feiras, às 15h, na capela onde funcionava o colégio Rosa Gattorno (Tamarineira), antes de o espaço ser alugado para colégio Boa Viagem. “Desde que começamos nesta caminhada, nunca houve um encontro sem que um padre venha celebrar conosco. É muita graça de Deus. Que venha mais gente, para receber essas bênçãos”, comemora.

Dona Aurita reuniu as amigas e cuidou dos detalhes para que o aniversário do grupo fosse celebrado com alegria e como prova de perseverança. “Das 22 pessoas que iniciaram o grupo, só estão vivas seis. As outras 16 já estão com o nosso Pai. Nesses anos todos, eu nunca pensei em desistir da missão. Somente quando a saúde me deixa na mão, é que eu falto aos encontros. Mas, muitas vezes, mesmo doente, eu vou. E digo a você: volto para casa muito melhor”, explica. O filho de dona Aurita, Jorge Morais, confirma o que ela diz, com o balançar da cabeça, e lembra que tinha 19 anos, quando o grupo se reuniu pela primeira vez, em sua casa, no bairro do Parnamirim. “Recordo muito bem do início e acompanho o grupo, desde então. Muitas vezes, mamãe e as amigas faziam vigília a noite inteira. Eu ia dormir, mas elas amanheciam o dia, orando e louvando”, comentou.

O grupo de Oração Santo Expedito teve início com o acompanhamento de padre Valdenito, que era pároco em Olinda e ajudou, inclusive, a escolher o nome do grupo. Frei Aloysio Fragoso também acompanhou o grupo, durante muitos anos.

Após a bênção final, Marcos Souza, que toca e canta com o grupo desde que ele foi criado, puxou os Parabéns: homenagem aos que fazem o Santo Expedito e também a dona Iracema Quidute, integrante do grupo, que completou 90 anos de vida.

Colaboração: Franci Palhano

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo