Diocese e arquidioceses da Paraíba e de Pernambuco iniciam reabertura das igrejas

Dioceses e arquidioceses que compõem o território do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2) começam a se preparar para a reabertura das igrejas durante a pandemia de Covid-19. As primeiras experiências para a retomada das celebrações litúrgicas, com a presença dos fiéis nos templos respeitando a lotação máxima de 30% da capacidade total, ocorrerão de maneira gradual inicialmente na Paraíba e em Pernambuco.

Desde a segunda quinzena de março, por recomendação da CNBB e conforme orientações das autoridades sanitárias, catedrais, matrizes e capelas permaneceram de portas fechadas. Festividades e outras atividades capazes de gerar aglomeração de pessoas foram suspensas, e as missas passaram a ser virtuais. Medidas fundamentais para conter o avanço do novo coronavírus.

Com dados oficiais que apontam para uma tendência de estabilização e até queda na curva de contaminação, alguns bispos, em sintonia com as autoridades civis locais, emitiram decretos autorizando a reabertura dos templos. É o caso da Arquidiocese da Paraíba, da Diocese de Guarabira (PB) e da Arquidiocese de Olinda e Recife (PE), que divulgaram os documentos contendo uma série de recomendações para a segurança dos fiéis dentro dos espaços litúrgicos.

Cuidados

Todas as igrejas deverão oferecer álcool em gel nas entradas e promover o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas. Os fiéis serão obrigados a usar máscaras, podendo retirá-las somente na hora da comunhão, que deverá ser feita em silêncio e com o Corpo de Cristo entregue na palma da mão. Estão proibidos os cumprimentos.

As reuniões pastorais presenciais devem ser evitadas. Peregrinações, procissões, retiros, romarias e todas as atividades com aglomeração de fiéis ainda estão suspensas.

Crianças, adolescentes, idosos com mais de 60 anos e pessoas do chamado grupo de risco deverão continuar participando das missas de casa por meio dos veículos de comunicação. Essas e outras regras valem também para outros sacramentos como Batismo, Confissão, Crisma, Unção dos Enfermos e Matrimônio conforme cada decreto.

Recomeço

A Arquidiocese da Paraíba será a primeira da CNBB NE2 a reabrir as igrejas. Após mais de 100 dias apenas com celebrações de missas virtuais, as paróquias de João Pessoa e de mais 37 cidades voltarão a receber os fiéis a partir de sábado (20), conforme decreto do arcebispo, dom Delson Manoel Pedreira da Cruz.

Na Paróquia Santa Júlia, área central de João Pessoa, por exemplo, já está tudo pronto para a reabertura. Além de dois suportes com pedais para álcool em gel na porta principal da igreja matriz outros 18 dispensers com o produto foram instalados no templo. Também há tapete de desinfecção para higienização dos calçados e marcação no piso para manter o distanciamento na hora da fila da comunhão.

De acordo com o pároco e vigário forâneo, padre Marcondes Menezes, foram mantidas as quatro missas do fim de semana (uma no sábado e três no domingo). Em cada celebração poderão participar até 200 pessoas dentro da igreja.

Para organizar o acesso, o sacerdote implantou um sistema de agendamento por telefone via secretaria paroquial. Antes da entrada, os fiéis precisarão confirmar o nome na lista com a equipe de acolhida.

“É preciso deixar claro que a pandemia não acabou e que, por isso, nossa responsabilidade se torna ainda maior ao congregar tantas pessoas no mesmo espaço. É grande nossa expectativa, portanto, estamos fazendo tudo com o devido cuidado para assistir os fiéis espiritualmente de maneira segura para todos”, afirma padre Marcondes.

No dia 27, véspera da Solenidade de São Pedro e São Paulo, será a vez das mais de 140 paróquias, além de santuários e casas religiosas, da Arquidiocese de Olinda e Recife reabrirem as portas. “Insistimos em havendo possibilidade na multiplicação de celebrações para evitar aglomeração, podendo inclusive ser realizada a Liturgia da Palavra com ministros leigos com a distribuição da comunhão”, recomendou o arcebispo, dom Fernando Saburido.

Domingo (28), Festa de São Pedro e São Paulo, foi a data escolhida pela Diocese de Guarabira, no sertão da Paraíba, para a retomada das celebrações litúrgicas com a presença da assembleia. Além de todas as recomendações comuns a outras igrejas particulares, as comunidades da diocese sertaneja deverão manter portas e janelas abertas, e evitar o uso de ventiladores durante as missas.

Na norma assinada pelo bispo, dom Aldemiro Sena dos Santos, o pastor chama a atenção para a necessidade de se reduzir ao máximo o número de membros das equipes de liturgia, de leitores e cantores desinfetarem as mãos antes e depois de tocarem no ambão e nos livros. E, ainda, de não haver o reaproveitamento de folhas de canto ou qualquer outro objeto.

Foto de capa: Renata Gabrielle

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo