No próximo domingo, dia 5, a Igreja Católica dá início às celebrações da Semana Santa. Neste ano, as solenidades não terão a presença física dos fiéis nos templos, devido à pandemia do novo coronavírus.
Ainda respeitando as orientações das autoridades sanitárias e médicas, as dioceses do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2) também não realizarão procissões nem outros momentos especiais como o Lava-pés, na Quinta-feira Santa, e a Bênção do fogo, na Vigília Pascal.
Contudo, bispos da CNBB NE2, estabeleceram normas para que as experiências de fé, proporcionadas em cada solenidade desta semana que antecede a Páscoa, possam ser vivenciadas por todos mesmo estando em casa.
Na Arquidiocese da Paraíba as missas de Domingos de Ramos, Santos Óleos e da Vigília Pascal, além da Celebração da Paixão, serão realizadas em todas as igrejas com transmissão ao vivo pela internet.
Já em Campina Grande, as celebrações acontecerão apenas na Igreja Catedral de Nossa Senhora da Conceição e nas matrizes das paróquias. Nas dioceses de Guarabira e de Patos, as missas também serão celebradas sem público e com transmissão nas redes sociais das Pastorais da Comunicação e em emissoras de rádio.
Com as celebrações eucarísticas restritas também à catedral e às matrizes das paróquias e áreas pastorais, a Arquidiocese de Natal, como as demais dioceses do Regional, propôs o acréscimo de uma prece aos doentes pela Covid-19 que deve ser rezada na Oração Universal:
“Oremos por todas as vítimas do novo coronavírus, sobretudo os mais vulneráveis, a fim de que sejam livres de suas consequências, sejam consolados os que perderam seus entes queridos e logo se encontre a cura para a Covid-19.”
Na igreja potiguar, a Missa dos Santos Óleos ou Missa do Crisma, como também é conhecida, será adiada. De acordo com o comunicado do arcebispo, dom Jaime Vieira Rocha, uma nova data será marcada após a pandemia.
“Concede-se, a título excepcional, a todos os sacerdotes a faculdade de celebrar neste dia, em qualquer lugar adequado, a Missa sem o povo. O lava-pés seja omitido. No término da Missa, omite-se a procissão e o Santíssimo Sacramento seja conservado no sacrário. Os sacerdotes que não tenham a possibilidade de celebrar a Missa, em vez dela, rezarão as Vésperas (cf. Liturgia das Horas)”, orienta o prelado.
Na Diocese de Penedo (AL), a mudança na Missa do Crisma será na entrega dos frascos com os novos óleos. Segundo o bispo, dom Valério Breda, a distribuição será feita na cúria “em tempos oportunos”. No Domingo da Ressurreição, após a missa das 7h, a catedral diocesana ficará aberta até o meio-dia para que os fiéis possam fazer suas orações e receber a Eucaristia.
Na Arquidiocese de Olinda e Recife as celebrações ocorrerão na Catedral do Santíssimo Salvador também sem assembleia e com transmissão ao vivo pelo Facebook e pela Rádio Olinda AM1030. Apenas a Missa dos Santos Óleos não será realizada, devendo ser marcada para o segundo semestre.
Com informações da Pascom Natal, dos portais G1 Paraíba e Aqui Acontece e da Rádio Jornal
Foto: Agência Adora Comunicação