Dioceses da CNBB NE2 celebram Dia Mundial do Enfermo nesta quinta

Dioceses do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2) celebram nesta quinta-feira (11) – memória de Nossa Senhora de Lourdes – o Dia Mundial do Enfermo. Com apoio da Pastoral da Saúde, nas igrejas de Alagoas, Paraíba e Pernambuco a data será marcada por momentos de oração e ações de solidariedade aos doentes.

O Dia Mundial do Enfermo foi criado em 1992 por São João Paulo II. A mensagem do Papa Francisco para a data este ano é inspirada no versículo: “Um só é o vosso Mestre e vós sois todos irmãos” (Mt 23, 8). De modo especial, o Pontífice dedica a mensagem às pessoas que sofrem em todo o mundo os efeitos da pandemia do coronavírus.

Alagoas

A Diocese de Palmeira dos Índios, por meio da Pastoral da Saúde, iniciou as comemorações pelo Dia Mundial do Enfermo com a retomada das atividades na capela do Hospital Regional Santa Rita. O espaço ganhou uma programação fixa desde o dia 4, com missa e Adoração ao Santíssimo Sacramento todas as quintas-feiras.

Nesta semana, devido à data especial, e reunirá agentes da Pastoral da Saúde de todas as paróquias da diocese.

Em Maceió, o Dia Mundial do Enfermo será celebrado na gruta de Nossa Senhora de Lourdes, que fica na Santa Casa de Misericórdia. Haverá recitação do terço pelos doentes e seus familiares.

Paraíba

A Arquidiocese da Paraíba produziu uma série de vídeos abordando temas de prevenção e cuidados com os enfermos. Durante dez dias o material foi divulgado nas redes sociais da Igreja local.

Uma missa também será na quinta-feira, às 9h, na igreja do Hospital Padre Zé. Além de agentes de pastoral, participam membros do clero e autoridades. No ofertório, a assembleia promoverá um gesto concreto para arrecadação de cestas básicas.

Pernambuco

A Arquidiocese de Olinda e Recife celebra o Dia Mundial do Enfermo com missa no Hospital Universitário Oswaldo Cruz, uma das unidades de referência para o tratamento dos pacientes com Covid-19 no Estado. A solenidade será presidida pelo bispo auxiliar, dom Limacêdo Antonio da Silva, com transmissão pelas redes sociais, às 11h.

Ate domingo (14), todas as paróquias da arquidiocese pernambucana celebrarão a Missa da Saúde.

Em Caruaru, no Agreste, a data será comemorada com missa e arrecadação de alimentos, no Convento dos Capuchinhos, às 19h30.

Já na Mata Norte, em Palmares, a diocese promove desde o fim de janeiro ações alusivas ao Dia Mundial do Enfermo por meio de atividades nas paróquias e mensagens em redes sociais.

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo