Dioceses abrem o Jubileu 2025 com peregrinações e missas

Em comunhão com o Papa Francisco, o Regional Nordeste 2 da CNBB — que compreende os estados de Alagoas, da Paraíba, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte — deu início ao Jubileu Ordinário 2025. Iluminado pelo tema “Peregrinos de Esperança”, o Ano Santo teve sua abertura marcada por caminhadas e missas nas 21 dioceses, envolvendo milhares de clérigos, religiosas, religiosos, leigos e leigas de todas as idades.

O Jubileu foi iniciado, terça-feira (24), pelo Santo Padre durante a celebração da Véspera de Natal, com a abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Nas igrejas particulares, conforme orientação da Santa Sé, a etapa diocesana teve início na Festa da Sagrada Família, celebrada no último fim de semana do ano.

Paraíba

A Arquidiocese da Paraíba reuniu mais de 4 mil pessoas, no último sábado (28), em João Pessoa. Os fiéis participaram da peregrinação que saiu da Paróquia Nossa Senhora do Rosário e seguiu até a Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, no centro da capital.

Além do Jubileu 2025, a arquidiocese também abriu o Ano Pastoral com missa na igreja presidida pelo arcebispo, dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, e concelebrada pelo bispo auxiliar, dom Alcivan Tadeus.

Maceió

Percorrendo uma distância de cerca de 2 quilômetros, fiéis da Arquidiocese de Maceió participaram da abertura do Ano Santo, no domingo (29). O cortejo partiu da Igreja Nossa Senhora Mãe do Povo, na área histórica da cidade, em direção à Catedral Nossa Senhora dos Prazeres, no centro da capital alagoana.

Na porta principal da igreja, o arcebispo metropolitano, dom Beto Breis, fez a leitura de trechos da Bula de Proclamação do Ano Jubilar do Papa Francisco e refletiu sobre proposta do Jubileu.

“O Mistério da Encarnação de Nosso Salvador Jesus Cristo, conservado na comunhão de amor da Sagrada Família de Nazaré, é para nós fonte de profunda alegria, firme esperança e comunhão com toda a Igreja. Este rito é para nós o prelúdio de uma rica experiência de graça e de misericórdia, especialmente neste tempo de guerra e turbulência. Que Cristo, nossa Paz e nossa esperança, seja nosso companheiro de viagem neste Ano de graça e consolação”, afirmou dom Beto.

Olinda e Recife

Foi diante do Mosteiro de São Bento, no centro histórico de Olinda, que religiosos e leigos se concentraram para a abertura do Jubileu 2025 na arquidiocese pernambucana. Conduzida pelo arcebispo e segundo vice-presidente da CNBB, dom Paulo Jackson, a multidão a imagem do Cristo crucificado até a Catedral do Santíssimo Salvador do Mundo, onde aconteceu a celebração da Santa Missa.

“Nós somos estão convidados a viver este ano do Jubileu, primeiro com uma mudança profunda no estilo de vida, mais frugalidade, simplicidade. Esse espírito de conversão se transforme também em missionariedade e assim possamos testemunhar a esperança, que não é outra coisa senão a Pessoa de Jesus Cristo, seu Evangelho e a mensagem do Reino”, afirmou dom Paulo.

Veja também:

Diocese de Patos (PB)
Diocese de Palmeira dos Índios (AL)
Diocese de Garanhuns (PE)
Diocese de Mossoró (RN)
Diocese de Caruaru (PE)

Com informações e fotos das Pascom Maceió, Paraíba e Olinda e Recife

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo