Diocese de Campina Grande (PB) publica série de entrevistas sobre missão e formação sacerdotal

A Diocese de Campina Grande (PB) realiza até o próximo sábado (31) a Semana Missionária. A iniciativa é promovida pelo Conselho Missionário dos Seminaristas (Comise) e consiste na publicação de uma série de entrevistas sobre a missão e sua relação com o processo formativo dos futuros sacerdotes. O conteúdo, aberto para todos os fiéis, é disponibilizado diariamente no site www.diocesecg.org.

No vídeo de estreia, o reitor do Seminário Diocesano São João Maria Vianney, padre Leandro Márcio, discorre sobre o tema “Ide pelo mundo”. O presbítero traz a relação desse mandato de Jesus, descrito pelo evangelista São Marcos, com a missão do cristão e, especialmente, do jovem que está sob o processo de formação sacerdotal.

Padre Leandro Márcio dá continuidade a sua reflexão na segunda entrevista da série destacando a missão do formador e a “casa de formação como a casa de Cristo”. Na terceiro dia da Semana Missionária, a entrevista publicada nesta segunda-feira (26) traz um debate sobre missão e espiritualidade. O entrevistado é o seminarista da Diocese de Petrolina (PE), Marcos Antônio.

Campanha Missionária: “A vida é missão”

As Pontifícias Obras Missionárias (POM) têm a responsabilidade de organizar a Campanha Missionária, realizada sempre no mês de outubro, na Igreja de todo o Brasil. Colaboram nesta ação a CNBB por meio da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, a Comissão para a Amazônia e outros organismos que compõem o Conselho Missionário Nacional (Comina).

Mesmo vivendo um tempo diferente, em que o mundo passa por uma pandemia que mudou nossas relações, a Campanha Missionária em 2020 quer ser um sinal de esperança para tantas vidas doadas de forma solidária. O tema escolhido “A vida é missão” e o lema “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8) irão nos ajudar no crescimento da consciência missionária.

Ser discípulo missionário está além de cumprir tarefas ou fazer coisas. O Papa Francisco lembra que “a missão no coração do povo não é uma parte da minha vida, ou ornamento a ser posto de lado. É algo que não posso arrancar do meu coração” (Alegria do Evangelho, 27).

Nós cristãos somos convidados a defender e cuidar da vida em todas as suas dimensões. Jesus de Nazaré definiu sua ação no mundo como o Divino Cuidador: “Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância” (Jo10,10). Esse também deve ser o compromisso de todos os missionários e missionárias, pois a vida é missão.

A vida é o bem fundamental e básico em relação a todos os demais bens e valores da pessoa. Para a ética, a vida é um bem, mais que um valor. Deus, ao contemplar a criação, “viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).

Todo missionário é convidado a educar o olhar sobre as realidades de dor e, sobretudo, saber contemplar o belo, como fazia São Francisco de Assis, encantando-se com as criaturas presentes pelo caminho.

Oração do Mês Missionário

Deus Pai, Filho e Espírito Santo,
fonte transbordante da missão,
Ajuda-nos a compreender
que a vida é missão,
dom e compromisso.
Que Maria, nossa intercessora
na cidade, no campo,
na Amazônia e em toda parte,
ajude, cada um de nós,
a ser testemunhas proféticas
do Evangelho,
numa Igreja sinodal
e em estado permanente
de missão.
Eis-me aqui, Senhor, envia-me!
Amém.

 

 

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo