As arquidioceses de Olinda e Recife e de Maceió, em sintonia com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e em atenção às orientações das autoridades sanitárias, anunciaram novas medidas de prevenção ao Covid-19.
Para evitar a transmissão do novo coronavírus, causador da doença, as duas igrejas solicitaram aos fiéis que não deem as mãos, não comunguem diretamente na boca e nem se abracem. Ao mesmo tempo, as arquidioceses chamaram a atenção para a higienização correta das mãos e para a etiqueta respiratória.
Contudo, nesta segunda-feira (16), diante do aumento do número de infectados pelo vírus no Brasil, o arcebispo de Maceió, dom Antônio Muniz publicou novas regras a serem seguidas por todas as comunidades. Estão suspensas as realizações de procissões e Vias-Sacras, além de encontros e retiros com mais de 500 pessoas.
Reuniões em ambientes fechados e com mais de 100 pessoas também estão proibidos. Esses eventos podem ocorrer desde que respeitem o limite de público e seja realizado em local aberto e com medidas de higienização.
Na Arquidiocese de Olinda e Recife, o arcebispo dom Fernando Saburido ampliou a faixa etária dos idosos que estão dispensados do preceito dominical. Agora a recomendação é para que pessoas acima dos 60 anos evitem participar da missa nas igrejas, antes a orientação era para fiéis com mais de 70 anos.
Realizadas a mais de 200 anos, as Procissões dos Passos de Olinda e do Recife foram suspensas este ano, devido à pandemia do coronavírus. Dom Saburido sugeriu ainda que sejam canceladas as encenações da Paixão de Cristo em todo território arquidiocesano.
Confira na íntegra as orientações da Arquidiocese de Maceió e da Arquidiocese de Olinda e Recife.