Conselho Episcopal e Coordenadores Diocesanos de Pastoral do NE2 debatem as prioridades para o ano

A Campanha da Fraternidade (CF) 2022 – “Fraternidade e Educação” – tem sido exitosa nas dioceses e arquidioceses da CNBB Nordeste 2. A avaliação foi feita pelo Conselho Episcopal Pastoral (CEP) e pelos membros do grupo de Coordenadores Diocesanos de Pastoral (CDP).

Os grupos, que são formados pelos bispos referenciais das Comissões Pastorais e por padres, estiveram reunidos, nesta quinta-feira (10), no Convento de Santo Antônio (Ipuarana), em Lagoa Seca (PB).

De acordo com o bispo de Garanhuns (PE) e presidente da CNBB Nordeste 2, dom Paulo Jackson Nóbrega de Souza, as experiências diocesanas em relação à CF partilhadas na reunião foram muito positivas. Para o pastor, no entanto, é importante fazer ecoar também na mídia secular as iniciativas na área de educação promovidas pela Igreja.

Ainda no primeiro encontro CEP/CDP do ano, os religiosos fizeram um balanço dos processos de escuta diocesanos para o Sínodo 2023.

Expectativas para 2022

A CNBB Nordeste 2 se prepara para 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN), que será realizado pela Arquidiocese de Olinda e Recife, entre os dias 11 e 15 de novembro. O evento terá como tema “Pão em todas as mesas” e lema “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles” (At 2,46).

O arcebispo, dom Fernando Saburido, e o coordenador diocesano de pastoral da Igreja pernambucana, padre Josenildo Tavares, atualizaram os bispos e os sacerdotes do CEP/CDP sobre o andamento da organização. Além de procurar a comissão que atua na construção do CEN, o público pode sanar dúvidas e conhecer mais detalhes sobre o congresso no site oficial www.cen2020.com.br.

Enquanto o maior evento católico do país não chega, leigos e leigas, religiosos e religiosas e membros do clero poderão participar de uma série de atividades e celebrações preparatórias. Durante o CEP/CDP, por exemplo, foi apresentada uma prévia da programação de Corpus Christi que terá, no Recife, de passeio fluvial a atividades sociais, tudo com o objetivo de animar o público para o CEN.

Leia também
.: Abertas as inscrições para o 18º Congresso Eucarístico Nacional

Assembleia Pastoral – De 27 a 29 de setembro será realizada a 57ª Assembleia Pastoral Regional, e os detalhes como formato do encontro, tema e assessores convidados já começaram a ser discutidos. Segundo o bispo da Diocese de Cajazeiras (PB) e secretário da CNBB Nordeste 2, dom Francisco Sales, o evento deste ano fomentará a reflexão em torno da necessidade do ardor pastoral.

O religioso adiantou para os membros do CEP/CDP que a assembleia será composta por três momentos: o olhar sobre a realidade do Regional; uma reflexão feita pelo assessor convidado a partir da temática geral; e, por fim, a etapa resolutiva apontando para a perseverança e a esperança.

A expectativa é de que a 57ª Assembleia Pastoral Regional seja ainda mais uma oportunidade de escuta, bastante participativa e, sobretudo, orante.

Subsídios do Regional – Os bispos e os padres do CEP/CDP fizeram uma avaliação a Novena de Natal 2021 e do livrinho da CF deste ano. Os religiosos também discutiram a importância de preparar a terceira edição do subsídio “Mês de maio com Maria”. O tema e o formato impresso ou digital do documento mariano serão divulgados em breve.

Para o mês de setembro, os participantes da reunião concordaram em utilizar o material já produzido pela CNBB Nacional.

Leia também
.: CNBB NE2 lança subsídio para a Campanha da Fraternidade 2022

Saúde Mental – O CDP trouxe à pauta da reunião com os bispos a importância do cuidado especial com a saúde mental, sobretudo, dos sacerdotes. Dom Paulo Jackson explicou que a Igreja no Brasil está atenta ao tema, inclusive, há “um estudo científico sendo preparado pela CNBB” que vai ajudar a tratar melhor esse assunto.

Os próximos encontros do CEP e do CDP estão agendados para os dias 16 e 17 de agosto.

Confira a reportagem da TV Evangelizar sobre o Conser e o encontro do CEP/CDP:

Texto: Kleber Nunes e Rafael Augusto
Fotos: Rafael Augusto | Pascom Campina Grande

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo