Conselho Episcopal de Pastoral avalia conquistas e desafios da Igreja no Regional Nordeste 2

Em meio aos desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus, o Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2) registrou o fortalecimento da rede de caridade em todas as quatro arquidioceses e 17 dioceses do território, além do avanço do uso dos meios de comunicação social, em especial, os canais via internet.

Esses dois pontos foram os destaques da primeira reunião do Conselho Episcopal de Pastoral (CEP) da CNBB NE2 realizada à distância. Por meio de videoconferência, no último dia 27 de maio, a presidência mais oitos bispos que compõem o grupo avaliaram a caminhada da Igreja no regional.

Ainda internado em uma UTI, em Maceió, o bispo da Diocese de Penedo (AL), dom Valério Breda, foi o único do CEP que não participou da reunião. O religioso, porém, foi lembrado durante a oração da Hora Média, que abriu o encontro virtual. Também no momento de preces a Deus, os bispos do CEP rezaram em sufrágio pelas almas do arcebispo emérito da Paraíba, dom Aldo Di Cillo Pagotto, e o ex-bispo da Diocese de Floresta (PE), dom Ceslau Stanula.

“Foi uma reunião de partilhas muito ricas das experiências de solidariedade e cuidado com os mais pobres que todas as dioceses estão desenvolvendo neste tempo de pandemia. Criou-se uma bonita rede de caridade com distribuição de cestas básicas, kits de higiene pessoal e remédios com a ajuda da Cáritas e das Conferências Vicentinas, em resposta a ação emergencial da Igreja no Brasil ‘É tempo de cuidar'”, afirmou o presidente da CNBB NE2, dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa.

Ainda de acordo com dom Paulo Jackson, o CEP também avaliou como bastante positivo o uso das redes sociais para evangelizar e levar a Palavra de Deus às pessoas que estão no isolamento social. “A Igreja Católica foi se capacitando cada vez mais com destaque às equipes da Pastoral da Comunicação. Certamente, esse será um dos grandes legados desta pandemia”, declarou o bispo.

CF 2020 e subsídio mariano

Os 11 bispos do CEP aproveitaram a ocasião também para avaliar o lançamento regional da Campanha da Fraternidade 2020, realizada em fevereiro na Arquidiocese de Maceió. “Queremos agradecer a todos da arquidiocese que acolheram os bispos do Regional e preparam uma linda programação em torno da Campanha da Fraternidade”, disse.

Editado pela primeira vez pelo regional, o livro “Mês de Maio com Maria” auxiliou centenas de famílias e pequenas comunidades a vivenciarem o mês mariano. O subsídio, que teve como tema “Maria, mulher eucarística, imagem e modelo da Igreja em Saída”, foi disponibilizado gratuitamente no site da CNBB NE2 e, segundo o CEP, teve uma ótima aceitação dos fiéis.

Desafios

O ponto de maior preocupação dos bispos do CEP está a realidade de diversas paróquias e algumas dioceses em relação a estrutura financeira. Devido a ausência de celebrações com presença de assembleia nos templos, a devolução do dízimo e outras contribuições caíram bastante.

“Nós fazemos uma apelo àqueles que podem ajudar que continuem sendo fiéis ao dízimo e aos demais mecanismos de manutenção de suas comunidades eclesiais”, declarou dom Paulo Jackson.

Novo encontro

Todos os bispos do regional, com exceção de dom Valério que se encontra hospitalizado, participarão no próximo dia 12 de uma reunião virtual com a presidência da CNBB. Nos próximos dias, os assessores da entidade deverão enviar as orientações sobre o encontro.

 

 

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo