Comissão Regional para Ação Sociotransformadora reúne agentes da Pastoral Social na Paraíba

A Comissão Regional para a Ação Sociotransformadora da CNBB NE2 reuniu, nesta quarta-feira (8), agentes das Pastorais Sociais, no Mosteiro de São Bento, em João Pessoa (PB). Participaram do encontro representantes dos grupos, organismos e movimentos que atuam na Arquidiocese da Paraíba.

No evento, estiveram presentes o bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife e referencial para as Pastorais Sociais, dom Limacêdo Antonio da Silva, a articuladora da Comissão para a Ação Sociotransformadora, Vivian Santana, e o arcebispo da Paraíba e referencial para a Cáritas na CNBB NE2, dom Manoel Delson Pedreira da Cruz.

Os agentes tiveram uma manhã de partilha sobre as Pastorais Sociais e seus desafios. O momento de diálogo foi conduzido por dom Limacêdo e pelo coordenador diocesano de pastoral da Arquidiocese da Paraíba, padre Márcio José Teixeira.

“Essa manhã de encontro tem uma singular importância de articulação, conhecimento e também de revitalização da própria missão de cada segmento que diz respeito a essa assistência aos mais fracos e mais pobres. A gente sai com muita coisa para colocar em prática. E faço o apelo para que juntos como Igreja sinodal possamos ser esse rosto evangelizador”, afirmou padre Márcio José.

Para dom Limacêdo, o diálogo na Arquidiocese da Paraíba confirmou a caminhada histórica da Igreja local que é marcada pelo compromisso com a evangelização e sua incidência no processo de promoção humana e de políticas públicas.

“Os desafios são grandes como todas as dioceses enfrentam desde a questão da formação em rede a novos quadros para continuar o trabalho, mas sempre vendo a boa vontade e o interesse de continuar a história comprometida dessa arquidiocese”, avaliou o bispo.

Nova coordenação

Ainda durante o encontro com as Pastorais Sociais da Arquidiocese da Paraíba foi anunciado o novo coordenador do Setor Social da Igreja local, o padre Adriano que assume o lugar de padre Jean Souza.

“A minha presença busca exatamente dar continuidade ao trabalho pastoral já desenvolvido com bastante êxito pelo padre Jean e da equipe de coordenação que atua ao lado dele. Nós nos propomos a ecoar a mensagem do Evangelho a partir das diversas iniciativas pastorais que brotarão desta experiência de fé que é vivenciada no coração das Pastorais Sociais sempre em comunhão com a Doutrina Social da Igreja”, declarou padre Adriano.

Cronograma

A iniciativa de reunir os agentes da Pastoral Social faz parte de uma série de visitas que a Comissão para a Ação Sociotransformadora vem fazendo às dioceses.

Já foram contempladas as igrejas particulares das províncias eclesiásticas do Rio Grande do Norte (Arquidiocese de Natal e as dioceses de Caicó e Mossoró) e de Alagoas (Arquidiocese de Maceió e as dioceses de Penedo e Palmeira dos Índios). Na Paraíba, além da arquidiocese, a Diocese de Guarabira também acolheu a visita da comissão.

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo