Comissão Regional de Presbíteros cria estatuto para a vida sacerdotal

A Comissão Regional de Presbíteros (CRP) da CNBB Nordeste 2 criou o seu primeiro estatuto. O documento inédito, com orientações e metas para os sacerdotes, está disponível para as quatro arquidioceses e 17 dioceses, que deverão produzir seus próprios regimentos a partir desse novo texto.

O regulamento começou a ser elaborado ainda em 2018 e teve como inspiração o estatuto da Comissão Nacional dos Presbíteros. Os representantes de cada diocese e arquidiocese do Regional participaram do processo de discussão e confecção das normas.

O texto final foi aprovado em reunião realizada na sede da CNBB Nordeste 2, no Recife, nos dias 3 e 4 deste mês. Dos 21 integrantes da CRP, 17 estavam presentes.

“O estatuto é importante, pois nos dará mais segurança para exercer a missão de presbíteros em nossas comunidades. O regimento propõe metas que devemos seguir em comunhão com nossas dioceses”, explicou o coordenador e representante da Diocese de Caicó (RN) na CRP, padre Erivon Maia.

Ainda segundo o sacerdote, cabe a cada Igreja particular do Regional elaborar um estatuto local. “As dioceses e arquidioceses podem nos procurar que vamos disponibilizar o documento para que sirva de inspiração à criação dos seus estatutos”, afirmou o sacerdote.

NORDESTÃO

Na primeira reunião da CRP deste ano também foi discutida a preparação para o encontro regional de presbíteros, conhecido como Nordestão. A CNBB Nordeste 2 acolhe o evento, que será realizado entre os dias 19 e 23 de agosto, em João Pessoa.

Nesta edição, o Nordestão, que terá como tema “Presbíteros do Nordeste vivendo a comunhão na missão”, será assessorado pelo diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), padre Maurício da Silva Jardim. A expectativa é de que o encontro reúna cerca de 150 sacerdotes.

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo