A Comissão Regional Pastoral para a Ação Sociotransformadora da CNBB Nordeste 2 promove, neste fim de semana, de 23 a 25 de agosto, a 28ª Assembleia da Pastoral Social. No evento deste ano, em Tamandaré (PE), serão indicados nomes para compor a nova coordenação e será construído o plano para o quadriênio 2019-2023.
Com o tema “Em tempos difíceis fazer memória, resistir e semear”, a assembleia pretende rememorar a Conferência Latino-Americana (Celam) realizada em Puebla de Los Angeles, no México, em 1979. As diretrizes do Celam e sua relação com os ensinamentos do papa Francisco serão apresentados pelo bispo auxiliar da arquidiocese de Olinda e Recife e referencial para Comissão Regional Pastoral para a Ação Sociotransformadora, dom Limacêdo Antonio da Silva.
“Naquele encontro de Puebla, que tem sua raiz em Medellín, tem-se as duas grandes opções [da Igreja da América Latina] pelos pobres e pelos jovens. O documento daquele encontro de 40 anos atrás também traz a riqueza do pontificado de São João Paulo II, quando ele colocou as três verdades, sobre Deus, sobre a Igreja e sobre o homem. É preciso resgatar Puebla”, afirmou dom Limacêdo.
As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) da Igreja no Brasil e a fundação do Serviço Pastoral Social também serão aprofundados no encontro. Os temas terão a assessoria do representante da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora, Daniel Seidel.
Balanço e planejamento
A 28ª edição da Assembleia da Pastoral Social também será uma oportunidade para avaliar os últimos quatro anos e planejar o próximo quadriênio. Segundo o articulador regional, Marcos Bezerra, destaque-se como conquistas desse período uma maior articulação da comissão em nível provincial nos quatro Estados da CNBB NE 2 e o fortalecimento das escolas de Fé e Política.
“Acredito que o maior desafio da próxima coordenação será garantir a sustentabilidade financeira e de recursos humanos para o serviço da comissão”, afirmou Bezerra.
No domingo (25), último dia da assembleia, os mais de 50 participantes, oriundos dos Estados de Alagoas, da Paraíba, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte, indicarão agentes para a nova coordenação Regional. Os nomes serão avaliados por dom Limacêdo, que depois vai submetê-los à presidência da CNBB NE 2 e ao bispo da diocese a qual pertence o indicado.
O processo de renovação da equipe de coordenação da comissão segue a determinação do estatuto da CNBB. Os escolhidos terão a missão de conduzir com dom Limacêdo a Comissão Regional Pastoral para a Ação Sociotransformadora até 2023.
“A Igreja sempre caminha atenta aos sinais dos tempos, e neste momento estamos vivendo um desmonte das políticas públicas, há uma ameaça da democracia e precisamos estar atentos para não permitirmos perdas de direitos adquiridos a custo de muito suor e sangue. As pastorais sociais, portanto, estão sendo desafiadas nesse contexto a continuar fiéis a Jesus Cristo e a sua Igreja”, disse dom Limacêdo.
Serviço
28ª Assembleia da Pastoral Social
Tema: “Em tempos difíceis fazer memória, resistir e semear”
Data: de 23 a 25 de agosto de 2019
Local: Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste (Cepene) – Tamandaré (PE)