RELEASE – CONGRESSO MISSIONÁRIO NACIONAL EM RECIFE
Recife sedia o 4º Congresso Missionário Nacional de 7 a 10 de setembro, com participação do presidente da CNBB, todo o clero, missionários vindos de todo o Brasil e palestrantes convidados. As principais atividades terão lugar no Colégio das Damas (Av. Rui Barbosa, 1426), bairro das Graças, zona norte da capital pernambucana.
O credenciamento para a Imprensa será nesse local.
COLETIVA DE IMPRENSA – Durante a programação do 4º CMN está marcado para a sexta-feira às 16h30, no auditório do Colégio das Damas o lançamento da Campanha Missionária 2017. Participação: – Cardeal Sergio da Rocha, arcebispo de Brasília (DF) e presidente da CNBB. – Dom Esmeraldo Barreto de Farias, bispos auxiliar de São Luís (MA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB. – Pe. Maurício da Silva Jardim, diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM). – Irmã Irene Lopes, assessora da Comissão Episcopal para a Amazônia.
Os congressos missionários nacionais são realizados em preparação aos congressos missionários continentais que acontecem a cada cinco anos. O objetivo principal é proporcionar um forte momento de reflexão, animação e articulação da natureza missionária da Igreja e de sua tarefa evangelizadora, com enfoque na missão ad gentes (aos povos) e além-fronteiras.
O tema do 4º Congresso Missionário Nacional (4º CMN) será: A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída. Eixos temáticos: 1. Alegria do Evangelho 2. Sinodalidade e comunhão 3. Testemunho e profetismo. Eixo transversal: Igreja em saída na perspectiva ad gentes. O 4º Congresso Missionário Nacional está em sintonia com o V Congresso Missionário Americano (CAM 5), a realizar-se nos dias 10 a 14 de julho de 2018, em Santa Cruz de la Sierra (Bolívia), com o tema: “A alegria do Evangelho, coração da missão profética, fonte de reconciliação e comunhão”.
Objetivo geral do 4º CMN: Impulsionar as Igrejas no Brasil para um dinamismo de saída e caminhar juntos no testemunho da alegria do Evangelho, da comunhão e do profetismo, no compromisso com “as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens e mulheres de hoje, sobretudo dos pobres e de todos aqueles que sofrem” (cfr. GS 1).
Objetivos específicos: 1. Preparar o V Congresso Missionário Americano (CAM 5), julho de 2018, na Bolívia. 2. Aprofundar o compromisso com a proposta da Igreja em saída. 3. Promover a integração das forças missionárias da Igreja do Brasil. 4. Incentivar a cooperação intereclesial e a missão ad gentes. 5. Celebrar a caminhada missionária da Igreja no Brasil.
O 4º CMN conta com a participação de 700 pessoas, entre as quais, 600 delegados representantes dos 18 regionais da CNBB e das forças missionárias no Brasil e outros 100 convidados. Cada Regional dispôs de um número de vagas conforme a própria realidade local. As inscrições foram efetuadas por meio dos Conselhos Missionários Regionais (Comires), mediante a contribuição de R$ 200,00 cada.
Os participantes do 4º CMN serão acolhidos pelas famílias da Arquidiocese de Olinda e Recife que é responsável pela infraestrutura, transporte, hospedagem, alimentação, credenciamento, animação, liturgia, bem-estar/saúde, segurança e limpeza. Para isso, foram constituídas equipes de trabalho envolvendo cerca de 100 voluntários das pastorais e movimentos.
Estão programadas cinco grandes conferências nas manhãs de sexta-feira e sábado. Estas serão precedidas por testemunhos missionários editados em vídeo. Conferências: 1. Igreja em saída na perspectiva ad gentes – Pe. Estêvão Raschietti, missionário Xaveriano e diretor do Centro Cultural Guido Conforti em Curitiba (PR) 2. Testemunho e Profetismo – Dom Roque Paloschi, arcebispo de Porto Velho (RO) e Presidente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) 3. Sinodalidade – Cardeal Sergio da Rocha, arcebispo de Brasília (DF) e Presidente da CNBB. 4. Comunhão eclesial- Prof. Lúcia Pedrosa Pádua, doutora em Teologia e professora na PUC-Rio. 5. A alegria do Evangelho- Dom José Antonio Peruzzo, arcebispo de Curitiba (PR). NB. Após as conferências haverá fila do povo para perguntas e contribuições.
Coordenação – Presidente: Dom Esmeraldo Barreto de Farias – bispo auxiliar de São Luiz (MA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB. Vice-presidente: Irmã Maria Inês – presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB). Presidente de honra: Dom Antônio Fernando Saburido, OSB – arcebispo de Olinda e Recife. Presidente Executivo: Pe. Maurício da Silva Jardim – diretor das Pontifícias Obras Missionárias. Secretário executivo: Pe. Josenildo Tavares – coordenador de Pastoral da arquidiocese de Olinda e Recife
O Congresso é promovido pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) em comunhão com o Conselho Missionário Nacional (Comina) e a arquidiocese de Olinda e Recife.
Memória dos Congressos Missionários Nacionais
O 1º Congresso Missionário Nacional (1º CMN) aconteceu nos dias 17 a 20 de julho de 2003, na cidade de Belo Horizonte (MG). O evento preparou a Igreja no Brasil para o 2º Congresso Missionário Americano e 7º Congresso Missionário Latino-americano (CAM 2 – COMLA 7) realizado na Guatemala. Refletiu-se sobre os fundamentos trinitários da missão, a gratuidade da Missio Dei, o protagonismo dos pobres e dos outros, as pequenas comunidades e a articulação missionária. Tema: “Anunciar o Evangelho da paz a partir da pobreza, da alteridade e do martírio”.
O 2º Congresso Missionário Nacional (2º CMN) foi realizado de 1º a 4 de maio de 2008 em Aparecida (SP), após um ano e no mesmo local onde os bispos do Continente haviam se reunido para a V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano. Tema: Do Brasil de batizados ao Brasil de discípulos missionários sem-fronteiras. Lema: Igreja no Brasil: escuta, segue e anuncia. Objetivo geral: Assumir a nossa “natureza missionária”, guiados pelo Espírito, a serviço do Reino, à luz do Documento de Aparecida, em vista do o 3º Congresso Missionário Americano e 8º Congresso Missionário Latino-americano (CAM 3 – COMLA 8) realizado em Quito, no Equador, no mês de agosto daquele ano.
O 3º Congresso Missionário Nacional (3º CMN) foi realizado nos dias 12 a 15 de julho de 2012 na cidade de Palmas (TO). Tema: Discipulado missionário: do Brasil para um mundo secularizado e pluricultural, à luz do Vaticano II. O evento serviu de preparação para o 4º Congresso Missionário Americano e 9º Congresso Missionário Latino-americano (CAM 4 – COMLA 9), celebrado na Venezuela de 26 de novembro a 1º de dezembro de 2013.
Chegamos ao 4º Congresso Missionário Nacional (4º CMN) na cidade de Recife (PE), de 7 a 10 de setembro de 2017. Tema: “A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída”
Mais informações:
Assessoria de Comunicação Pe. Jaime C. Patias – Tel.: (61) 3340 4494 ou (61) 99632 0085. E-mail: [email protected]